30 motoristas do DF são multados em apenas dois dias de videomonitoramento

0
375

Em apenas dois dias, 30 motoristas foram flagrados pelas câmeras de monitoramento cometendo infrações de trânsito. O balanço é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que começou a aplicar multas na última segunda-feira (3/2).

Trânsito pelo acostamento e pelas marcas de canalização, que são as faixas pintadas no asfalto para orientar o tráfego, foram as principais irregularidades cometidas pelos condutores.

O monitoramento é feito 24 horas, todos os dias da semana, por seis agentes que trabalham em regime de revezamento, sendo dois de cada vez. As câmeras possuem zoom de 35 vezes e os dados ficam armazenados automaticamente por cerca de 15 dias.

A central de monitoramento funciona na sede do DER. Segundo o superintendente de trânsito do departamento de estradas de rodagem, Murilo Melo, a multa pelo flagrante das câmeras chega na casa do infrator no mesmo prazo das autuações comuns.

O DER possui hoje dez câmeras de monitoramento instaladas na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), na Estrada Parque Guará (EPGU), no Eixão e na Via Estrutural.

Até o dia 15/2 serão instaladas mais quatro câmeras, duas na Estrutural e duas na EPTG. Serão autuados motoristas que fizerem retorno em local proibido, trafegarem pelos canteiros centrais ou na contramão e usarem celular ou fone de ouvido enquanto dirigem.