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Mais da metade da poluição em SP vem de veículos, diz estudo da USP

Região do Aeroporto de Congonhas tem poluição 30% maior, diz pesquisa.Foram analisadas 1,2 mil amostras coletadas entre 2012 e 2013.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que mais da metade da poluição da capital paulista vem dos escapamentos de carros, caminhões e ônibus. É a primeira vez que o laboratório de física faz esse levantamento. Os pesquisadores escolheram quatro pontos da cidade onde a circulação de veículos é maior: Congonhas, Cerqueira César, Ibirapuera e Cidade Universitária.

Milhares de pessoas que passam todos os dias pela região do Aeroporto de Congonhas, na Avenida dos Bandeirantes. No local, os pesquisadores da USP descobriram que os poluentes são até 30% maiores que a média diária.

O estudo foi feito entre 2012 e 2013 e deve ser repetido em quatro anos. Os pesquisadores ainda querem descobrir quem polui mais o ar da capital: veículos movidos a diesel, a gasolina ou a etanol.

Segundo o levantamento, 63% da poluição vem dos carros, caminhões e ônibus. Os pesquisadores analisaram as partículas de poluição. Foram 1,2 mil amostras que vieram de estações de  medição como a que foi montada no campus da universidade. Na Avenida dos Bandeirantes, perto do Aeroporto de Congonhas, a poluição ficou cerca de 30% maior.

O estudo mostrou que a concentração dos poluentes pode ser até quatro vezes mais concentrados das 8h às 9h e das 17h às 20h, justamente nos horários de pico.

Camada de poluição é vista sobre a cidade de São Paulo em foto tirada da Avenida Paulista. A umidade do ar mínima chegou a de 34% às 10 da manhã desta terça-feira (1º) (Foto: Gabriel Soares/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Camada de poluição é vista sobre a cidade de São Paulo em foto tirada da Avenida Paulista. A umidade do ar mínima chegou a de 34% às 10 da manhã desta terça-feira (1º) (Foto: Gabriel Soares/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Trânsito intenso na Av. 23 de maio. SP tem lentidão acima da média em dia chuvoso (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
Trânsito intenso na Av. 23 de maio, em São Paulo (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)

O coordenador da pesquisa, Paulo Artaxo, disse que o estudo serve de base pra políticas de mobilidade.

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