24.5 C
Brasília
sábado, 16/11/24

Não há como não aquecer em uma noite fria com uma boa sopa quente.Existe até sopa fria.

Mas, para a nossa cultura a sopa é quente e a tomamos justamente para aquecer.

Simples ou mais elaborada, com ingredientes nobres ou com o que se tem disponível na geladeira, seja qual for a sopa, ela vai nutri suas células, aquecer o seu corpo, e até a sua alma.

Sopa é um alimento líquido ou cremoso, preparado com os ingredientes mais variados, presentes nas mesas de pobres e ricos, preparação prática, acessível e de considerável valor nutricional, podendo ser “light” ou até muito calórico.

Considerado um dos pratos mais antigos do mundo.

Os caldos e as sopas foram a base da nutrição de, praticamente, todas as civilizações. Alimentos eram colocados na água para cozinhar, as carnes amoleciam e o sabor se tornava ainda melhor.

Excelente para abrir o menu de jantares sofisticados, tanto quanto, ideal para servir como prato único em uma mesa mais simples, o que difere é a composição. Sopas podem ser constituídas por hortaliças das mais variadas, carnes, peixes ou aves, massas e grãos diversos, leite, queijos e ovos com toque especial de muitas especiarias.

Sopas prontas.

Com a modernização e industrialização, surgiram as sopas prontas, em lata, desidratadas, congeladas, de sabores variados, para todos os gostos e bolsos. Algumas são realmente muito saborosas e, todas, indiscutivelmente práticas. Porém as sopas industrializadas nem sempre são assim tão saudáveis devido a sua composição, elas podem conter excesso de sódio e gorduras indesejáveis, assim como, aditivos químicos.

Sopas feita em casa.

Em casa podemos preparar uma sopa repleta de vitaminas, minerais e fibras que são nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Se for consumir no almoço, prefira um caldo de legumes que irá regular o apetite até a chegada do prato principal, pois nesta estação do ano sentimos mais fome devido ao aumento do nosso metabolismo.

Comece pela escolha dos ingredientes. Vegetais frescos e bem selecionados, como por exemplo, cenoura, vagem, abóbora, batata doce ou batata inglesa, mandioca, cará ou inhame, berinjela, tomate e tantos outros.

Abuse também de ervas e talos, use para ressaltar o sabor alho, cebola, alho poró, salsão, salsinha e cebolinha, gengibre, açafrão, colorau, cardamomo, curry e outros que desejar. Sal em pequena quantidade somente para dar um toque final.

Além dos vegetais, uma sopa completa deve ter um alimento fonte de proteína que pode ser carne de frango, de gado, de peixe ou também ervilha, grão-de-bico, quinua ou feijão que além de cremosidade e saciedade melhoram o sabor.

 

Prepare seu caldo de legumes.

É muito interessante preparar seu próprio caldo de legumes caseiro. Em uma panela grande, coloque cebola, alho, salsão, cenoura, ervas, talos e folhas de vegetais com água para cozinhar em fogo bem baixinho, até reduzir o volume. Este caldo pode ser preparado previamente e guardado na geladeira por três dias ou congelado por um mês e utilizado no preparo da sopa quando desejar.

Já no final da preparação, podem ser acrescentadas folhas verdes picadas bem fininhas, pode ser couve ou repolho. Isso aumenta o teor de fibras e melhora o índice glicêmico da preparação, proporcionando uma elevação lenta de glicose no sangue, o que favorece a nossa saúde, além de melhorar o funcionamento do intestino.

E para aquecer, que tal encerrar um dia frio de inverno com uma boa sopa quente para o jantar?

Veja que receita legal.

 

Sopa de Legumes com Carne

 

Ingredientes:

 

1 colher de azeite extra virgem

1 dente de alho fatiado

½ cebola picada

1 tomate picado em cubos

300 gramas de carne de boi em cubos (músculo)

1 cenoura picada (quadradinhos)

1 mandioquinha salsa picada (quadradinhos)

12 vagens picadas

1 bandeja de cogumelos paris fatiados

1 colherinha de sal

Caldo de Legumes

Em uma panela coloque dois litros de água e um dente de alho, meia cebola, dois talos de salsão, duas rodelas de gengibre, uma cenoura cortada em rodelas. Cozinhe tudo junto em fogo bem baixo e use este caldo para a sopa.

Obs. Este caldo é apenas uma opção. Caso não tenha caldo de legumes pode usar água filtrada e caprichar mais nas ervas e talos. O salsão dá um sabor bem especial.

 

Preparo: Coloque na panela de pressão o azeite, o alho, a cebola, o tomate, a carne em cubos e o sal. Refogue rapidamente, coloque o caldo de legumes e deixe cozinhar até amolecer a carne.  

Em seguida coloque a cenoura, a mandioquinha e as vagens. Quando estes legumes estiverem quase no ponto, coloque os cogumelos fatiados e ferva um pouco mais até apurar o caldo. Prove o sal e está pronta a sopa.

Na hora de servir regue com um fio de azeite de oliva extravirgem.

Mais acessados