Com a chegada da primavera, os parques, praças e demais áreas ao ar livre ficam mais atrativos para o lazer, e uma das atividades mais agradáveis para se fazer com os amigos ou a família é um piquenique que, além de gostoso, pode ser muito saudável. Como? Saiba que substituições fazer e ainda enriqueça sua cesta com cinco receitas fáceis de fazer e deliciosas de comer.
Sabor e saúde: mudando para melhor!
Lanches
Substitua o pão francês, pão de forma tradicional ou croissant por pão integral ou pão folha que é fininho e ótimo para montar sanduíches. Evite pães doces ou aqueles industrializados com recheio. “No preparo dos lanches, dê preferência aos patês ou pastinhas temperadas com ricota, frango, cottage e complemente com alface, rúcula, tomate e cenoura ralada. Evite recheios que tem alto risco de intoxicação alimentar como creme de leite, ovos e maionese. Caso queira um recheio de carne vermelha, que tal uma carne louca saudável? Basta cozinhar e desfiar o lagarto e prepará-lo com um molho natural de tomate. É delicioso e a família toda irá aprovar!”, diz a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto.
Bebidas
Os refrigerantes e sucos de caixinha podem sair de cena e dar lugar à água de coco, ao suco integral de uva sem açúcar ou a um suco natural preparado em casa. “Lembre-se sempre de preencher a garrafinha até quase a boca. Quanto menor a quantidade de oxigênio entre a tampa e o suco mais tempo ele vai demorar para oxidar e perder as propriedades nutricionais“, sugere a profissional.
Frutas
É comum as pessoas levarem salada de frutas em potinhos a um piquenique. “No entanto, é importante lembrar que, em um ambiente ao ar livre e em plena primavera, precisamos dar prioridade aos alimentos que resistam melhor ao calor, por isso, leve as frutas inteiras, deixando para consumi-las ou cortá-las na hora de comer“, sugere a expert.
Para beliscar
Opte por palitos de legumes, que podem ser feitos de cenoura, beterraba, pepino e erva doce. Você pode consumi-los puros ou temperar com ervas frescas e um fiozinho de azeite de oliva. São refrescantes e muito saudáveis! Outra opção são nuts (castanhas) e frutas secas, ótimas devido à durabilidade, ao sabor, à facilidade de transporte e por serem ricas em vitaminas e minerais. “Lembre-se de comprá-las sem sal e não abuse nas quantidades”, alerta a especialista.
É hora das receitas!
Pãozinho de abóbora
Ingredientes
¾ xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e espremida (purê)
1 xícara (chá) de polvilho azedo
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 colheres (sopa) de água (aproximadamente)
Sal a gosto
Chia a gosto
Modo de Preparo
Coloque em uma tigela a abóbora, o polvilho azedo, o azeite de oliva e misture até que obtenha uma farofa. Acrescente a água aos poucos, mexendo sempre, até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos. Se for necessário, acrescente mais água. Por fim, coloque o sal, misture e molde as bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada com azeite de oliva e salpique a chia. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.
Rendimento: 12 unidades
Tempo de Preparo: 40 minutos
Benefícios
Essa receita não tem glúten e nem lactose, ou seja, as pessoas que têm intolerância também podem compartilhar desse pãozinho, “que é rico em rico em vitamina A, C, E, K e minerais como ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco, que fortalecem o sistema imunológico”, diz Vanessa.
Patê de Atum
Ingredientes
1 lata de atum em óleo
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
1 ½ colher (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Modo de Preparo
Escorra bem o óleo do atum. Coloque-o em uma peneira, passe água filtrada e aperte-o com o auxílio de uma colher na própria peneira para tirar o excesso de água que possa ter ficado. Coloque em uma tigela, acrescente a biomassa de banana verde, o azeite de oliva extravirgem, a salsinha e misture bem.
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 10 minutos
Benefícios
Esse patê é uma excelente fonte de proteína e fibras. Além disso, o atum tem um bom custo benefício quando comparado a outras fontes de proteína.
Torta de Frango com Abobrinha
Ingredientes do recheio
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
3 tomates maduros sem sementes picados
2 colheres (sopa) de cream cheese light
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
¾ xícara (chá) de abobrinha ralada
Ingredientes da massa
3 ovos
½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 pote de iogurte natural
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
¾ xícara (chá) de leite desnatado
½ xícara (chá) de farelo de aveia
½ colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de queijo parmesão light ralado
2 colheres (sopa) de linhaça
Modo de preparo do recheio
Aqueça o azeite de oliva e doure a cebola e o alho. Acrescente o frango cozido e desfiado, o tomate e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o cream cheese light e misture. Junte a salsinha, tempere com o sal e reserve.
Modo de preparo da massa
Coloque no liquidificador os ovos, o azeite de oliva, o iogurte e bata por 1 minuto. Acrescente a farinha de trigo integral, o leite desnatado, o farelo de aveia e bata até que fique homogêneo. Por fim, incorpore o fermento em pó. Em uma assadeira antiaderente, coloque metade da massa, distribua o recheio frio, a abobrinha ralada e cubra com o restante da massa. Salpique o queijo parmesão light, a linhaça e leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourada.
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
Benefícios
Essa é uma versão mais saudável das tradicionais tortas de liquidificador, pois a massa tem uma quantidade maior de fibras. Use a criatividade e varie os recheios!
Cookie de Cacau
Ingredientes
1 ovo
1 clara
1 xícara (chá) de farinha de centeio
½ xícara (chá) de açúcar de coco
½ xícara (chá) de farelo de aveia
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 ½ colher (sopa) de manteiga
Modo de Preparo
Em uma tigela, misture bem o ovo, a clara, a farinha de centeio, o açúcar de coco, o farelo de aveia, o cacau em pó e a manteiga. Forre uma forma com papel manteiga. Coloque porções dessa massa com o auxílio de uma colher. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos. Retire do forno, espere esfriar e sirva.
Rendimento: 10 unidades
Tempo de Preparo: 30 minutos
Benefícios
Segundo Vanessa, o açúcar de coco é um tipo de açúcar mais saudável que o mascavo ou demerara, “mas você também pode substituí-lo por xilitol. Além disso, o cacau combina bem com outros ingredientes como nuts (castanhas) e frutas secas tornando a receita ainda mais versátil e saudável”!
Muffin de Amendoim
Ingredientes
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar de coco
5 colheres (sopa) de pasta de amendoim integral sem açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Amendoim picado para decorar
Modo de preparo
Bata na batedeira os ovos com o açúcar de coco por 3 minutos. Acrescente a pasta de amendoim e bata por mais 3 minutos ou até que fique homogêneo. Distribua a massa em forminhas para muffin. Salpique o amendoim picado. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 15 minutos ou até que estejam dourados. Retire do forno e espere esfriar.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Benefícios
O amendoim tem excelente custo-benefício, “é rico em gorduras boas, vitaminas E e do complexo B, e minerais como magnésio e fósforo. Além disso, você pode rechear esse muffin com geleia de fruta sem açúcar, que também fica uma delícia”, afirma a nutricionista.