O sintoma foi observado especialmente em crianças e jovens, mas também pode aparecer em adultos
O Conselho Geral de Colégios Oficiais de Podólogos da Espanha anunciou nesta semana que abriu uma investigação de um novo sintoma da doença covid-19, causada pelo novo coronavírus.
A entidade informa em seu site oficial que foram detectadas erupções nos pés de crianças e jovens diagnosticados com a doença. Alguns adultos também manifestaram as feridas nos pés.
O próprio conselho reconhece que, por conta de a doença ser nova, ainda não se sabe tudo sobre ela e, por isso, trata-se de uma suspeita de relação entre a covid-19 e as lesões nos pés. Ainda não há estudo científico que traga evidência conclusiva a respeito do novo sintoma investigado.
Ainda assim, a entidade alertou a comunidade de podólogos para que estejam atentos a lesões nos pés de clientes para prevenir infecções do novo coronavírus.
Como ainda não há tratamentos clínicos eficazes ou vacinas que possam usadas para evitar o contágio do novo coronavírus, um estudo publicado na revista científica Science estima que a quarentena pode durar até 2024, considerando um cenário em que a imunidade desenvolvida pela organismo humano seja permanente. Ela ela durar apenas um ou dois anos, como acontece com outras doenças do grupo coronavírus, não há estimativa de quando a doença desaparecerá.
Por ora, pesquisadores de todo o mundo recomendam ficar em casa tanto quanto possível para reduzir o número de pessoas infectadas e, consequentemente, o número de internações. Casos graves da doença requerem o uso de ventiladores artificiais, que levam oxigênio aos pulmões do paciente (mitigando a dificuldade de respirar associada à doença). Por vezes, a internação precisa ser na unidade de terapia intensiva, a UTI.