29.8 C
Brasília
domingo, 22/09/24
HomeEconomiaDólar cai com sinais de retomada da atividade econômica nos EUA

Dólar cai com sinais de retomada da atividade econômica nos EUA

Maioria dos estados americanos já está em processo de reabertura

Dólar: desdobramentos políticos seguem no radar dos investidores (Chung Sung-Jun / Equipa/Getty Images)

O dólar cai frente ao real, nesta quarta-feira, 20, em linha com o movimento de depreciação da moeda americana no mundo. A queda do dólar é reflexo do maior apetite dos investidores por ativos de riscos, com as principais economias do mundo deixando para trás os períodos mais críticos do isolamento social.

Às 9h40, o dólar comercial caía 0,3% e era vendido por 5,744 reais, enquanto o dólar comercial, com menos liquidez, subia 1,2%, cotado a 6,06 reais.

Nos Estados Unidos, país mais afetado pelo coronavírus em números de infectados e mortos, a maioria dos estados está com processos de reabertura a pleno vapor e somente quatro estados mantém o isolamento social de forma mais rígida, de acordo com o NYT.

Conselheiros econômicos da Casa Branca veem com otimismo a velocidade como está se dando as reaberturas dos negócios nos EUA.

“Fiquei realmente impressionado com a rapidez com que as coisas estão mudando”, disse Kevin Hassett, um dos conselheiros da casa Branca.“O mundo começa a ver o fim do túnel.

Com a abertura comercial, as coisas voltando ao normal, o dólar tende a entrar em queda”, disse Túlio Portella, diretor comercial da B&T Corretora.

Segundo ele, a queda do dólar poderia ser ainda mais significativa se não fosse pelas incertezas que surgiram em relação à eficácia da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Moderna. Após o anúncio de que os testes foram bem-sucedidos em seres humanos, na segunda-feira, o dólar fechou em queda de 2%. Mas, ontem, a moeda americana encerrou em alta, depois de especialistas contestarem os dados da empresa, em reportagem do site americano de notícias médicas Stat.

No cenário interno, os investidores seguem preocupados com a possibilidade de o vídeo da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro vir a público e comprovar que ele agiu para proteger seus filhos. “O otimismo mundial com a retomada da economia e pela busca da cura [do covid-19] está se sobrepondo aos possíveis erros cometidos na política”, comentou Tulio.

 

 

Mais acessados