19.5 C
Brasília
terça-feira, 26/11/24
HomeAconteceuIbaneis decreta luto oficial de três dias no DF após morte de...

Ibaneis decreta luto oficial de três dias no DF após morte de servidora por Covid-19

Vilza Santos de Alencar é primeiro óbito entre servidores da Saúde, diz GDF. Capital registra 226 vítimas do novo coronavírus.

Vilza Santos de Alencar era servidora rede pública de saúde do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou, nesta terça-feira (9), luto oficial de três dias pela morte da servidora Vilza Santos de Alencar, por suspeita de Covid-19. A funcionária trabalhava na Unidade Básica de Saúde 7, de Taguatinga, e faleceu no último sábado (6).

Segundo o governo, Vilza é a primeira vítima da doença entre servidores do quadro da Secretaria de Saúde. Além dela, o último boletim da pasta, divulgado na noite de segunda (8), registrou 16.947 casos de infectados pelo novo coronavírus, sendo 974 profissionais de saúde.

Um colega de trabalho, que preferiu não se identificar, disse à reportagem que Vilza chegou a pedir para trabalhar na modalidade “home office”, porque tinha diabetes e hipertensão, que podem agravar os sintomas da Covid-19. No entanto, o pedido não foi aceito.

O GDF, justificou que a servidora estava afastava havia um mês para tratar justamente da saúde. Segundo o governo, a causa da morte ainda está sob análise.

Ao todo, houve 226 óbitos na capital pela Covid-19. Entre as vítimas, 205 eram moradores do DF e três trabalhavam na área de saúde. Em nota de pesar, o GDF declarou “solidariedade aos familiares da servidora” (leia abaixo).

Ibaneis decreta luto oficial de três dias no DF após morte de servidora por Covid-19 — Foto: TV Globo/Reprodução
Ibaneis decreta luto oficial de três dias no DF após morte de servidora por Covid-19 — Foto: TV Globo/Reprodução

Leia íntegra da nota de pesar do GDF:

“O Governo do Distrito Federal informa, com muito pesar, o falecimento, por suspeita de coronavírus, da servidora Vilza Santos de Alencar, ocorrido no último sábado (6). Inicialmente identificada como técnica de enfermagem, Vilza era lotada no Apoio Administrativo e trabalhava na Unidade Básica de Saúde 7, de Taguatinga.

Profissional competente e aplicada, Vilza não mediu sacrifício no enfrentamento ao coronavírus.

Aos seus familiares, a solidariedade nesse momento de dor profunda pela perda irreparável.

Aos servidores da Saúde, que, a exemplo de Vilza, têm colocado em risco suas próprias vidas em defesa da população do Distrito Federal, o merecido respeito de todos.

O GDF informa ainda que, de acordo com o Decreto n° 40.874, o Distrito Federal está de luto por três dias, a partir desta terça-feira (9), e que a bandeira do DF ficará hasteada somente a meio-mastro em homenagem e respeito à memória da servidora Vilza Santos de Alencar.”

Mais acessados