19.2 C
Brasília
terça-feira, 22/04/25
HomeAconteceuPor falta de insumos, Instituto de Cardiologia do DF suspende internações de...

Por falta de insumos, Instituto de Cardiologia do DF suspende internações de novos pacientes

Unidade afirma que está trabalhando junto à Secretaria de Saúde para normalizar atendimentos. Transplantes de medula óssea também foram afetados.

Fachada do Instituto de Cardiologia do DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) suspendeu novas internações em todos os setores do hospital devido à falta de material. A instituição é a única que realiza transplantes de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em toda a região Centro-Oeste.

Em nota, a unidade de saúde informou que “houve redução nos atendimentos devido à escassez de insumos médicos” e que “está trabalhando junto à Secretaria de Saúde e ao governo do DF para a normalização dos atendimentos com qualidade e segurança à população com a maior brevidade possível”.

Ao G1, a Secretaria de Saúde informou que “possui contratos com o Instituto Cardiológico do Distrito Federal (ICDF) que estão vigentes e com todos pagamentos em dia. A pasta esclarece que contratos assinados em outras gestões, referentes a algumas despesas de anos anteriores estão sendo auditados e regularizados dentro da programação financeira da pasta” (veja íntegra abaixo).

De acordo com o ICDF, os transplante de medula óssea estão mantidos para procedimentos autólogos, ou seja, que não envolvem doadores. Já os “alogênicos – quando o paciente recebe células de familiares – e os não aparentados – em que há uso de material do banco de doadores de medula – foram interrompidos temporariamente.

Além disso, a instituição afirma que a unidade de cuidados especiais para transplante de medula óssea, que antes atendia pacientes transplantados, está acolhendo “temporariamente” pacientes cardiopatas e aqueles que passaram pela cirurgia e foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Crise financeira

UTI Móvel estacionada em frente ao Instituto de Cardiologia do DF (ICDF) — Foto: TV Globo/Reprodução
UTI Móvel estacionada em frente ao Instituto de Cardiologia do DF (ICDF) — Foto: TV Globo/Reprodução

Em 2018, o Instituto de Cardiologia suspendeu a marcação e a execução de procedimentos eletivos – aquele sem urgência, agendados previamente. À época, o hospital afirmou que estava enfrentando instabilidade financeira e um “sério desabastecimento de insumos”.

Além disso, o ICDF responsabilizou o governo do Distrito Federal. Em um ofício enviado à Secretaria de Saúde, o hospital acusou a pasta de não realizar os pagamentos de dois contratos vigentes.

A unidade é uma instituição sem fins lucrativos, conveniada com o SUS, que realiza atendimentos de alta complexidade cardiovascular e transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. O hospital foi inaugurado em 2009.

De janeiro a julho deste ano, o instituto realizou 90 transplantes: 38 passaram de fígado, 24 de medula óssea, 14 de rins, nove de coração e cinco de córneas.

O que diz a Secretaria de Saúde

“A Secretaria de Saúde informa que possui contratos com Instituto Cardiológico do Distrito Federal (ICDF) que estão vigentes e com todos pagamentos em dia.

Mais acessados