Presidente e dono do PTB, Roberto Jefferson entregou o comando do partido em Alagoas para Fernando Collor. O senador vai deixar o PROS para assumir a presidência do PTB no seu Estado. Os dois almoçaram juntos nesta quinta-feira na sede da legenda, em Brasília.
O motivo é inusitado e não tem relação com disputas políticas internas em Alagoas, mas com a aprovação do cultivo medicinal de maconha neste mês pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
Defensor ferrenho da pauta de costumes depois que Bolsonaro foi eleito, Roberto Jefferson decidiu destituir o presidente do PTB em Alagoas porque o filho dele, que é líder da sigla na Câmara, indicou para integrar a Comissão o deputado Eduardo Costa, do PTB do Pará. Costa votou a favor da liberação da maconha para fins medicinais.
Com isso, Roberto Jeferson decidiu destituir Antônio Albuquerque, pai do deputado federal Nivaldo Albuquerque, do comando do PTB em Alagoas e substituí-lo por Collor. Tudo feito com as bençãos de Bolsonaro.
Com a formação, a dupla volta a reeditar a parceria que tiveram em 1992, quando Jefferson era integrante da tropa de choque que defendia o então presidente Collor. Essa não é a primeira vez que o senador vai integrar os quadros do PTB. Ele já foi filiado ao partido no passado.
BELA MEGALE