23.5 C
Brasília
terça-feira, 01/10/24
HomeÉ DestaqueCom carro de som e rádio comunitária, GDF prepara vacinação contra Covid...

Com carro de som e rádio comunitária, GDF prepara vacinação contra Covid para pessoas em áreas rurais e vulneráveis

Público será atendido, sem necessidade de agendamento, por agentes de saúde que irão até comunidades. Medida atende demanda de quem não tem acesso à internet.

Profissional de saúde segura frasco da vacina da Pfizer contra Covid-19 — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Pessoas que moram em regiões isoladas, rurais e vulneráveis serão vacinadas contra a Covid-19 sem a necessidade de agendamento no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, “está em andamento um cronograma para atender essa população”.

A decisão foi anunciada pelo secretário da pasta, Osnei Okimoto, nesta segunda-feira (5). As datas, porém, ainda não foram divulgadas.

“Teremos carro de som, rádio comunitária e contato direto dos agentes comunitários de saúde, para que todas as pessoas que já ultrapassaram a idade de 44 anos ou [estejam no grupo] de comorbidades, sejam vacinados, sem a necessidade de agendamento”, disse Okumoto.

Ainda de acordo com o secretário, o atendimento será realizado em parceria com as administrações regionais e a Secretaria de Justiça e Cidadania, que tem o cadastro de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

“Estamos conversando com cada uma dessas regiões para que a gente possa elaborar um cronograma”, disse o secretário.

Agendamento sem internet

A vacinação contra a Covid-19, no DF, está aberta para pessoas com idade a partir de 44 anos e para quem tem comorbidades com 18 anos de idade ou mais.

Atualmente, quem não tem acesso à internet pode solicitar o agendamento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). No entanto, a abertura de vagas só é divulgada pelo site da Secretaria de Saúde.

Mais acessados