Atendimento aos adolescentes é retomado, no entanto, segue com postos reduzidos. Há antecipação da segunda etapa da imunização e dose de reforço; veja endereços.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira (18) para pessoas com 12 anos ou mais. No entanto, a imunização de adolescentes, 12 a 17 anos, segue com número reduzido de postos, com atendimento apenas em Planaltina e Sobradinho.
A Secretaria de Saúde aguarda a chegada de 37 mil novas doses da Pfizer para ampliar a distribuição de vacinas aos mais jovens. A pasta esperava receber os novos lotes neste fim de semana, mas não confirmou a chegada até a última atualização desta reportagem. O Ministério da Saúde afirmou neste domingo (16) que novas remessas já desembarcaram no Brasil e estão sendo enviadas aos estados.
A imunização ocorre ainda com antecipação da segunda dose além da aplicação das doses de reforço e adicional, sem necessidade de agendamento. Veja as regras:
- Segunda dose: quem tomou Pfizer ou AstraZeneca na primeira etapa, e tinha reforço previsto até 5 de novembro, já podem antecipar a aplicação.
- Dose de reforço: está aberta para pessoas com 60 anos ou mais, além de profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses.
- Dose adicional: é voltada para imunossuprimidos graves que tomaram segunda dose ou dose única há, no mínimo, 28 dias.
Quem são os imunossuprimidos graves?
- Usuários de medicamentos com Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe ou Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Pessoas com imunodeficiência primária grave;
- Pacientes de quimioterapia para câncer;
- Trasplantados de órgãos sólidos e de células tronco e medula óssea;
- Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, como reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
Veja o endereços dos postos nesta segunda-feira (18) no DF
Postos de vacinação contra a Covid-19 em 17 de outubro. — Foto: SES-DF/Reprodução