23.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeMundoPresidente do Equador decreta estado de exceção por violência ligada ao narcotráfico

Presidente do Equador decreta estado de exceção por violência ligada ao narcotráfico

O governante de direita também decidiu mudar o ministro da Defesa, em meio à crise carcerária e a um “período de insegurança” no país, todos efeitos do narcotráfico.

O estado de insegurança “não apenas se reflete na quantidade de drogas consumidas em nosso país, mas também no número de crimes relacionados hoje à venda de narcóticos”, assinalou Lasso, que receberá nesta terça-feira (19) o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, para conversar sobre segurança e narcotráfico.

Violência

Entre janeiro e agosto, foram registrados 1.427 assassinatos no país, 55 a mais do que em todo o ano de 2020, segundo o Ministério do Interior.

Há duas semanas, detentos que fazem parte de grupos criminosos ligados a cartéis do México e da Colômbia enfrentaram-se a tiros em uma penitenciária de Guayaquil, deixando 119 mortos, em um dos piores massacres penitenciários já registrados na América Latina.

As apreensões de drogas entre janeiro e outubro alcançaram um recorde de 147 toneladas, contra 128 toneladas em 2020, de acordo com dados oficiais.

Mais acessados