Comenda foi entregue pelo governador Ibaneis Rocha em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães nesta segunda-feira (6)
“É um momento muito importante na administração pública, quando você tem a oportunidade de homenagear pessoas que prestaram serviços para a cidade nas suas áreas”Governador Ibaneis Rocha
Quatrocentos e quarenta e duas pessoas foram agraciadas com a Medalha do Mérito Buriti nesta segunda-feira (6). A honraria é dedicada a agentes públicos e membros da sociedade civil pelo desempenho de suas funções de modo relevante, demonstrando dedicação e zelo pelo serviço público ou à comunidade.
“É um momento muito importante na administração pública, quando você tem a oportunidade de homenagear pessoas que prestaram serviços para a cidade nas suas áreas. É demonstrar o carinho que temos por eles”, explica o governador Ibaneis Rocha, que entregou pessoalmente a medalha a dezenas de presentes.
O vice-governador Paco Britto também esteve presente na cerimônia, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para entrega da Medalha do Mérito Buriti, que é uma tradição no Distrito Federal. Na década de 1970, o Decreto nº 1.488 instituiu a congratulação para servidores com o mínimo de dez anos de efetivo exercício.
Em novembro de 2019, um novo texto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) atualizou o primeiro. A honraria é uma insígnia circular em dourado fosco. De um lado, ela tem um espécime de buriti desenhado em alto-relevo brilhoso. Do outro, as palavras Brasília e Distrito Federal.
As indicações para receber a comenda do Mérito Buriti são exclusivas do governador, do vice-governador, dos secretários de Estado, das autoridades de hierarquia equivalente e dos integrantes do Conselho da Medalha do Mérito Buriti, que têm papel de analisar os nomes.
As últimas três condecorações ocorreram em 2017, 2018 e 2019, sendo agraciados 133, 261 e 236 servidores, respectivamente. Desta vez, foram 442 homenageados que tiveram os nomes publicados no DODF.