22.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeBrasíliaBombeiros militares veteranos são laureados em sessão solene na CLDF

Bombeiros militares veteranos são laureados em sessão solene na CLDF

Homenagem foi proposta pelo deputado Roosevelt Vilela

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta quinta (31) Sessão Solene em homenagem ao bombeiro militar veterano. A cerimônia, que teve origem em requerimento apresentado pelo deputado Roosevelt Vilela (PL), foi marcada ainda pelo lançamento da revista Veteranos e de exposição dos equipamentos antigos e modernos da instituição.

O parlamentar lembrou sua trajetória na corporação que o levou para a vida pública, iniciando na eleição para presidente do Clube dos Bombeiros e chegando aos dias atuais com o mandato na CLDF. Vilela ressaltou que o foco do mandato está voltado para a segurança pública, inclusive o parlamentar é o presidente da Comissão de Segurança desta Casa Legislativa, em especial ao Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF). “Somos sempre a instituição mais respeitada pela opinião pública. Por isso meu respeito aos bombeiros militares veteranos”, resumiu o deputado.

Roosevelt Vilela também relatou alguns dos resultados alcançados pelo trabalho na CLDF. Entre eles, destacou a negociação para reduzir os valores da dívida gerada pela obrigação de restituir valores recebidos pela indenização de transporte e a luta por reajuste no durante a pandemia, que inicialmente estava previsto apenas para os servidores da Polícia Civil do DF e após negociações com o governador alcançou todas as forças de segurança, inclusive os bombeiros militares da reserva.

Participando do evento, o comandante-geral do CBMDF, Coronel Rogério Alves Dutra, reafirmou que busca trabalhar sempre com o objetivo de garantir a paridade da remuneração entre os membros da ativa e os veteranos. O deputado Roosevelt Vilela elogiou as ações realizadas pelo militar enquanto comandante do CBMDF.

Por sua vez, o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cel. Juruébi de Oliveira Júnior, ressaltou que o bombeiro é talhado para trabalhar em equipe e treinado para tomar a decisão correta em fração de segundos. Além disso, apresentou a sugestão para que seja criado um espaço de convivência para veteranos se reunirem. Outra sugestão veio de um participante da cerimônia. Francis Jaime pediu a palavra para defender que seja realizada homenagem também ao bombeiro que perdeu a vida em combate.

Revista

O lançamento da segunda edição da revista Veteranos foi realizado durante a solenidade e cada um recebeu um exemplar da publicação, que contém a trajetória dos participantes. Nessa edição, o deputado Roosevelt Vilela promoveu 12 encontros na CLDF, tendo a participação de 135 militares no total. “Foram encontros emocionantes, principalmente porque eles compartilharam as suas histórias ao longo da carreira e demonstraram que, mesmo com o sacrifício da própria vida, não hesitaram em cumprir a missão de salvar vidas”, enfatizou. Vilela ainda afirmou que “o trabalho do bombeiro é diferenciado, pois cada um de vocês tem no livro divino centenas e milhares de pessoas que salvaram”.

Exposição

Também foi lançada uma exposição de equipamentos antigos e modernos do CBMDF com objetivo de mostrar a evolução das tecnologias utilizadas pela corporação. A mostra está localizada na galeria do Espelho d’Água da CLDF e reúne diversos itens como vestuário, rádio, motocicletas, equipamentos de combate a incêndio e viaturas. Durante seu pronunciamento na solenidade, o deputado também valorizou os esforços para melhorar a estrutura física das instalações e as condições de trabalho da corporação, exemplificados na evolução dos equipamentos que constam da exposição. “É um novo Corpo de Bombeiros e essa é uma construção coletiva que teve participação fundamental dos senhores veteranos”, afirmou Vilela.

Homenagens

Ao fim da cerimônia foi entregue a Moção de Louvor 1.067/2022 que rende homenagem aos bombeiros veteranos do Distrito Federal.

Mais acessados