Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de pancadas de chuva isoladas, com ventos fortes. Umidade relativa do ar pode chegar a 40%
Clima de chuva no Distrito Federal, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta segunda-feira (11/4), a temperatura varia entre 17ºC e 30ºC, mas o destaque é para as pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde. A umidade relativa do ar pode chegar a 40%, maior do que os 30% e 35% dos últimos dias.
O Inmet publicou um aviso de alerta amarelo para o perigo de chuvas intensas no DF válido até às 10h30 desta terça-feira (12/4). Com volume de chuva entre 20 e 30 mm/h, os ventos intensos variam de 40 a 60 km/h. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o comunicado.
Meteorologista do instituto, Andrea Ramos explica que, pelo fato de abril ser um mês de transição de estações, o padrão é ter massa de ar seco, que gera instabilidades. “Até o meio da semana, vamos estar com pancadas de chuva isoladas, trovoadas e talvez rajadas de vento, assim como será a Semana Santa”, afirma.
A especialista destaca que, a partir desta quinta-feira (14/4), aumentam as chances de chuva. “O céu vai estar com mais nuvens, porque abril ainda é um mês chuvoso, com essa característica de temperaturas amenas e que voltam a aquecer”, acrescenta Andrea.
Nesse domingo (10/4), por volta das 21h, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) comunicou um alerta de chuvas e ventos fortes para todo o DF. No informe, pede que as pessoas procurem abrigo seguro durante as chuvas e tenham cuidado no trânsito. “Em caso de risco ligue 199 ou 193”, orienta a pasta.
Defesa Civil do DF alerta para cuidados com a chuva
- Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;
- Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;
- O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;
- Evite também ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;
- Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;
- Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua;
- Além do asfalto molhado, poças d’água dificultam a frenagem, o que pode provocar colisões, principalmente em horários de grande fluxo de veículos. A visibilidade também pode ficar comprometida.
Dicas do Detran-DF
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também lista alguns cuidados que os motoristas devem tomar para impedir colisões:
- Revise pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
- Mantenha pneus calibrados e evite frear quando passar por um buraco no intuito de diminuir o efeito do impacto;
- Use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro, a fim de melhorar a visibilidade;
- Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente;
- Sob chuva forte ou neblina que comprometa a visibilidade, pare em local seguro, ligue o pisca-alerta e espere as condições do tempo melhorarem;
- Evite freadas ou mudanças bruscas para evitar a aquaplanagem, onde pneus perdem o contato com o asfalto;
- Em locais alagados, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois ele pode começar a boiar.