19.5 C
Brasília
sexta-feira, 15/11/24
HomeMundoRobert Jenrick critica burocracia britânica após acolher família ucraniana

Robert Jenrick critica burocracia britânica após acolher família ucraniana

Tory MP critica processo ‘excessivamente burocrático’ para reassentamento de refugiados, dizendo que vistos demoraram muito

Robert Jenrick disse que ainda não recebeu as £ 350 a que tem direito por hospedar a família, mas não aceitaria de qualquer maneira. Fotografia: Agência Anadolu/Getty Images

 

O ex-ministro Robert Jenrick criticou o esquema de reassentamento de refugiados da Ucrânia como “excessivamente burocrático”, depois que se acredita ter se tornado o primeiro parlamentar a receber uma família ucraniana na Grã-Bretanha.

Ele descreveu o processo pelo qual Maria, 40, e seus dois filhos, Bohdan, 15, e Khrystyna, 11, chegaram ao Reino Unido como “traumático”. O pai das crianças ficou na Ucrânia para combater a invasão russa, como é a lei lá.

Falando no podcast Chopper’s Politics do Daily Telegraph , ele disse: “Foi uma experiência muito difícil para eles. Até a experiência de vir aqui foi traumática.

“Eles passaram sete horas na fila na fronteira polonesa antes de finalmente poderem deixar a Ucrânia, pegar o voo para o Reino Unido e as experiências que tiveram e seus parentes tiveram em diferentes partes do país nos últimos dois ou três meses são realmente angustiantes.”

Sobre o processo de visto , ele disse: “Verdade seja dita, foi um começo acidentado para o esquema. Demorou muito para conseguir os vistos, para nós demoramos cerca de três semanas para conseguir os três vistos aprovados.

“E há pessoas que estão frustradas, testou a paciência dos patrocinadores e, mais importante, das próprias famílias e indivíduos.

“Mas tendo estado envolvido em alguns esquemas que não são muito diferentes disso no passado, como o esquema de Hong Kong, esquema sírio, esquema afegão como ministro, como secretário de comunidades, eu sei disso. Mas acho que vamos superar esses obstáculos, estamos superando-os agora.”

Ele acrescentou: “Houve coisas simples que poderíamos e deveríamos ter feito desde o início, como ter a forma em ucraniano, por exemplo. E não tenho certeza se você precisa checar menores que são extremamente improváveis ​​de serem ameaças a este país.”

Ele disse que algumas verificações de segurança eram necessárias, mas acrescentou: “As verificações precisam ser feitas rapidamente e, neste caso, temo que tenha demorado muito”.

Jenrick disse que ainda não recebeu os £ 350 a que tem direito por hospedar a família sob o esquema de patrocínio do governo Homes for Ukraine. Se lhe for oferecido, ele disse que não aceitaria ou passaria diretamente para os refugiados.

Vários deputados e ministros disseram que se candidataram a famílias anfitriãs.

No início deste mês, o deputado conservador Duncan Baker disse que recebeu uma mãe e seu filho. “Até agora… tem sido muito gratificante vê-los finalmente se sentindo seguros após uma experiência muito traumática e começando a estabilizá-los e reconstruir suas vidas”, disse Baker.

A ministra do Meio Ambiente, Victoria Prentis, recebeu um refugiado ucraniano de 25 anos no mês passado sob um esquema separado de visto de visitante.

Na semana passada, o ex-secretário de saúde Matt Hancock disse que planejava abrigar sete refugiados ucranianos em sua residência em Suffolk.

Hancock descreveu o processo de visto como um “desafio”.

Na segunda-feira, cerca de 16.400 pessoas chegaram ao Reino Unido sob esquemas de visto da Ucrânia, segundo dados do governo, com 13.200 chegando sob o esquema familiar da Ucrânia e 3.200 sob o esquema Homes for Ukraine.

Para ambos os regimes foram recebidos 94.700 pedidos e 56.500 vistos concedidos até quinta-feira, disse o Departamento de Nivelamento, Habitação e Comunidades, e o Ministério do Interior .

Mais acessados