O assessor do chefe de gabinete de Vladimir Zelensky se mostrou insatisfeito pelo fornecimento de armamentos que a União Europeia envia à Ucrânia.
Mikhail Podolyak, assessor do chefe de gabinete de Vladimir Zelensky, criticou a União Europeia (UE) por fornecer a Kiev armas “incorretas” e de modo demasiado lento em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
“A Ucrânia pede armas à Europa. Os europeus apoiam o apelo aos seus governos. A UE dá armas à Ucrânia, [mas] não as que pedimos. As armas demoram tempo demais a chegar. A democracia não vencerá com este tipo de jogo. A Ucrânia precisa de armas, não em um mês, agora”, afirmou ele no sábado (16).
Desde o começo da operação especial russa no território ucraniano que os países ocidentais intensificam o fornecimento de armas a Kiev, que já estava sendo feito desde o início do conflito sobre a região de Donbass em 2014.
O governo ucraniano tem instado o Ocidente a intensificar a pressão sobre Moscou com uma intervenção direta da OTAN, criando uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, dando um grande apoio humanitário, fornecendo armamento ao país e sancionando a Rússia.
A UE e os EUA têm fornecido um grande volume de armas a Kiev. Recentemente foram noticiados planos para treinar militares ucranianos no uso de armamento ocidental, tanto dentro como fora da Ucrânia.