26.5 C
Brasília
sexta-feira, 27/12/24
HomeBrasíliaGDF inaugura dez leitos da 1ª UTI para gestantes de alto risco

GDF inaugura dez leitos da 1ª UTI para gestantes de alto risco

 Secretaria de Saúde inaugura na manhã desta quinta-feira (6) a primeira UTI da rede pública do Distrito Federal voltada para gestantes de alto risco e mulheres que recentemente deram à luz. A unidade vai funcionar no Hospital Materno Infantil de Brasília, na Asa Sul, e terá dez leitos.

De acordo com a pasta, a sala terá camas elétricas e equipamentos de última geração para monitorar o estado de saúde das pacientes. Entre as complicações que podem levar uma grávida ou mulher que acabou de dar à luz à internação estão pré-eclâmpsia, síndromes hemorrágicas, insuficiência cardíaca e falta de insulina.

O chefe da unidade, Elton Luiz Berca, disse  que o número de leitos ainda não é o ideal – a estimativa da secretaria é de haver necessidade de 36. “Sabemos que ainda não é suficiente, mas é uma grande conquista. Estamos nos adequando ao perfil de hospital especializado.”

Atualmente, a unidade tem 86 leitos de UTI, divididos em neonatal, pediátrica e unidade de cuidados semi-intensivos, que atendem a uma demanda de cerca de 600 partos por mês.

Mais acessados