19.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/11/24
HomeBrasíliaGoverno do DF revoga norma que obrigava uso de máscara e oferta...

Governo do DF revoga norma que obrigava uso de máscara e oferta de álcool em gel no transporte público

Medida foi publicada DODF desta quarta-feira (29) e vale para ônibus, metrô, táxis e transporte escolar. Casos de Covid-19 estão em momento de alta na capital; Semob não se manifestou sobre mudança.

Motorista de ônibus no DF usa máscara de proteção facial devido ao coronavírus — Foto: TV Globo/Reprodução

A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) revogou a portaria que obrigava o uso de máscara de proteção facial e a oferta de álcool em gel no transporte público do DF. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (29).

A medida vale para usuários, motoristas e cobradores de ônibus, funcionários do metrô, taxistas e condutores de transporte escolar. A regra anterior tinha sido estipulada pela portaria nº 95, de 9 de junho de 2021, colocada em vigor durante a pandemia da Covid-19.

Também foi revogada a necessidade de limpeza interna dos veículos com cloro ativo e álcool. O g1 questionou a Semob quanto a revogação das normas no cenário atual da pandemia, em que a taxa de transmissão da doença no DF ainda está em 1,18, e indica aumento do contágio. No entanto, não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

A portaria que perdeu a validade também determinava que os trabalhadores do transporte público deveriam impedir a entrada e permanência no veículo de usuários sem máscaras de proteção facial.

Com a mudança, também cai a orientação de que sempre que possível, as janelas dos veículos sejam mantidas abertas ao longo do todo o percurso das viagens.

Casos de Covid

Nesta terça-feira (28), o DF registrou mais 2.771 novos casos e três mortes pela doença. Os dados são da Secretaria de Saúde.

Desde o início da pandemia, 11.752 pessoas perderam a vida em Brasília. Entre os mortos, 10.733 moravam na capital federal e 1.019 vieram de outras regiões para buscar atendimento, principalmente do Entorno.

Ao todo, 800.089 pessoas foram infectadas. De acordo com a SES-DF, 93,8% dos pacientes estão recuperados.

Mais acessados