Guterres diz que negociações sobre exportação de grãos ucranianos avançou: ‘Passo crucial adiante’

Publicado por Redação em

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou que obteve avanços significativos na negociação sobre a exportação de grãos ucranianos pelo mar Negro, nesta quarta-feira (13).

© AP Photo / John Minchillo

As negociações estão sendo feitas tanto com a Ucrânia quanto com a Rússia, cujas participações foram classificadas de “construtivas” pelo oficial.
A reunião ocorreu em Istambul e contou com a participação de emissários da ONU e representantes da Rússia, da Ucrânia e da Turquia.
A expectativa do secretário-geral é que um acordo seja alcançado até o fim da próxima semana com ambos os países.

“Estamos torcendo para que possamos nos reunir muito em breve, tenho certeza [de que o encontro ocorrerá] na próxima semana e espero que possamos ter um acordo final. Mas, como eu disse, ainda precisamos de muita boa vontade e comprometimento de todas as partes, e elas demonstraram isso. Estou encorajado, estou otimista, mas ainda não está totalmente feito”, disse ele a repórteres hoje (13).

Guterres apontou, entretanto, que não vê um acordo de paz imediato entre Kiev e Moscou no contexto da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro.

“Não vejo, de imediato, a perspectiva de um acordo de paz. Acho que, de qualquer forma, isso demonstrou que as partes são capazes de ter um diálogo construtivo, e isso é, claro, uma notícia muito boa. Mas para a paz ainda temos um longo caminho à frente”, disse.

Categorias: Mundo

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar