No decorrer da operação especial russa na Ucrânia, conseguiu-se reduzir o equipamento das forças ucranianas em dezenas de vezes, revelou à Sputnik um dos comandantes militares de Zaporozhie.
Segundo o comandante da unidade Troya, Vladimir Novikov, antes, o nível de equipamento dos militares ucranianos (drones, sensores térmicos e outros dispositivos) era muito alto.
Conforme suas palavras, dava para ver cerca de 20 unidades de equipamento no campo de visão. Quanto aos sensores térmicos e de visão noturna, “chegou ao ponto em que não havia guardas em suas posições, as trincheiras eram equipadas com Wi-Fi, conexões sem fios, câmeras de visão térmica em vez de guardas”.
O comandante acrescentou que os militares do Exército ucraniano utilizavam câmeras camufladas nas florestas.
“Agora, certamente, têm muito menos, posso dizer – dezenas de vezes menos, mas [o equipamento] ainda permanece”, acrescentou.
Em 24 de fevereiro, a Rússia começou uma operação especial militar de desnazificação e desmilitarização da Ucrânia. Até o momento, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Volnovakha, Mariupol e Svyatogorsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie no mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.