Terrenos ficam no Jardim Botânico, em Sobradinho e Planaltina. Expecativa é de que locais beneficiem até 5.247 pessoas.
O Conselho de Planejamento Territorial Urbano (Conplan) aprovou seis novas áreas para moradia e comércio no Distrito Federal. Os terrenos ficam no Jardim Botânico, em Sobradinho e Planaltina.
De acordo com a Conplan, cerca de 5,2 mil pessoas serão beneficiadas com os espaõs. Ao todo, serão 1,5 mil casas e apartamentos.
Agora, as áreas precisam ser aprovadas por decretos publicados no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Em seguida, o governo dará seguimento à implantação da infraestrutura.
Os responsáveis particulares dos locais terão o prazo de 180 dias para dar entrada com o pedido de registro dos imóveis em cartório. O processo antecede a adoção das medidas para implementar a infraestrutura dos locais.
Os empreendimentos
Tororó Ecoville Residence
- Localização: Setor Habitacional do Tororó, Jardim Botânico
- Dimensão: 56,38 hectares
- Capacidade: 490 casas para até 1,6 mil pessoas
Setor Comercial Jardim Botânico
- Localização: Jardim Botânico
- Dimensão: 10,92 hectares
- Capacidade de moradia: 148 apartamentos para até 487 pessoas e comércio nos térreos
Condomínio Cidade Jardim e Residencial Reserva do Parque
- Localização: Fazenda Taboquinha e Setor Habitacional do Tororó, Jardim Botânico
- Dimensão: 4,93 e 2,38 hectares
- Capacidade: 74 apartamentos para até 244 pessoas, além de lotes comerciais e para equipamentos públicos. O segundo, 2,38 hectares, com capacidade de ter 33 casas para 109 pessoas, e lotes para comércio, prestação de serviços e instituições
Bernadete
- Localização: Fazenda Paranoazinho, Sobradinho
- Dimensão: 15,75 hectares
- Capacidade: 715 apartamentos para até 2.362 pessoas. Também estão previstas áreas verdes e Espaços Livres de Uso Público (Elups)
Parque da Vila
- Localização: Quadra 18 da Vila Vicentina, em Planaltina
- Dimensão: 2,86 hectares
- Capacidade: 71 casas, que beneficiarão 232 moradores, e 59 apartamentos, para 196 pessoas
- Remembramento
O colegiado também aprovou, durante a reunião desta semana, o remembramento dos lotes 1 a 16 do Setor Comercial Residencial Sul, no Plano Piloto, na Quadra 516, Bloco C.
O agrupamento de lotes é uma das medidas fundamentais para o melhor aproveitamento do uso do solo. Nesse caso, o próximo passo é a aprovação por meio de portaria da Secretaria de Desenvolvimento de Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) e a publicação no DODF.