As Forças Armadas da Rússia destruíram muito apoio bélico da Ucrânia, incluindo militares e um sistema de artilharia M777, comunicaram os responsáveis militares russos.
Kiev perdeu cerca de 70 pessoas nas direções de Kupyansk e Krasny Liman durante as últimas 24 horas, anunciou nesta quinta-feira (5) o Ministério da Defesa da Rússia.
“Na direção de Kupyansk, a artilharia disparada pelas tropas russas contra as acumulações de forças das 14ª e 95ª brigadas mecanizadas das Forças Armadas da Ucrânia nas áreas de Kucherovka, Peschanoe, na região de Carcóvia, e Stelmakhovka, na República Popular de Lugansk, eliminou até 30 militares ucranianos, um tanque, dois veículos blindados de combate e três automóveis”, detalhou o ministério.
Enquanto isso, acrescentou, na direção de Krasny Liman, na República Popular de Donetsk, as forças ucranianas perderam “mais de 40 militares ucranianos, dois veículos blindados de transporte pessoal e três picapes”.
As forças russas asseguraram igualmente a destruição de 21 drones ucranianos na República Popular de Lugansk (RPL) e nas regiões de Kherson e Zaporozhie, e de cinco projéteis Himars e quatro foguetes antirradar HARM na RPL e na região de Kherson.
Os militares da Rússia ainda eliminaram mais de 40 efetivos, três veículos militares blindados e duas picapes ucranianas em Prechistovka, República Popular de Donetsk (RPL), e até 60 soldados, quatro veículos de combate da infantaria e cinco automóveis de Kiev na direção de Donetsk, segundo o ministério russo.
“Como resultado de um ataque concentrado perto da localidade de Konstantinovka, na República Popular de Donetsk, mais de 55 extremistas do chamado ‘batalhão Sheikh Mansur’, bem como seis unidades de veículos blindados e automóveis foram destruídos”, diz o relatório militar russo.
“Dois depósitos de munição das Forças Armadas da Ucrânia foram destruídos nas áreas do Gulyai Pole, na região de Zaporozhie, e Krasny Liman, na República Popular de Donetsk.”
Além de tudo, as tropas russas destruíram na RPD, RPL e nas regiões de Kherson e Nikolaev dois lançadores múltiplos de foguetes Olkha e um Grad ucranianos, um obuseiro autopropulsionado 2S1 Gvozdika, dois obuseiros autopropulsionados 2S3 Akatsiya, três obuseiros D-20, dois obuseiros D-30, um sistema de artilharia M777 e um radar АN/TPQ-37 dos EUA, comunicou o órgão do governo da Rússia.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 359 aviões, 199 helicópteros, 2.834 veículos aéreos não tripulados, 399 sistemas de defesa antiaérea, 7.422 tanques e outros veículos blindados de combate, 971 lançadores múltiplos de foguetes, 3.781 peças de artilharia de campanha e morteiros e 7.937 unidades de veículos militares especiais, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.