O ‘Ingenuity’ foi o primeiro helicóptero da história a fazer um voo motorizado em outro planeta
A Nasa, agência espacial norte-americana, afirmou que o helicóptero Ingenuity, que está em Marte, ficou incomunicável. Os controladores do Ingenuity perderam contato com o helicóptero de quase 2 quilos na quinta-feira, próximo ao final de seu 72º voo no planeta vermelho.
“Os dados enviados ao rover Perseverance (que atua como um retransmissor entre o helicóptero e a Terra) durante o vôo indicam que ele subiu com sucesso até a altitude máxima atribuída de 40 pés (12 metros)”, escreveram funcionários da NASA em uma atualização na sexta-feira.
“Durante a descida planejada, as comunicações entre o helicóptero e o veículo espacial terminaram mais cedo, antes do pouso”, acrescentaram. “A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando os próximos passos para restabelecer as comunicações com o helicóptero.”
O ‘Ingenuity’ foi o primeiro helicóptero da história a fazer um voo motorizado em outro planeta. A aeronave é controlada pela equipe Ingenuity do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, no sul da Califórnia.
O ‘Ingenuity’ voou pela primeira vez no solo de Marte em abril de 2021, quando planou a três metros do chão por 30 segundos. Pouco tempo depois do primeiro voo, o helicóptero já voava horizontalmente à 357 metros de altura.
A aeronave foi essencial para provar que o voo era possível em Marte. Após a descoberta, o helicóptero passou a ser utilizado para o reconhecimento aéreo da região, o que pode beneficiar a exploração no futuro – tanto do território marciano, quanto de outros planetas.