19.8 C
Brasília
segunda-feira, 21/04/25
HomeBrasíliaBebê aguarda cirurgia em UTI há mais de 50 dias em São...

Bebê aguarda cirurgia em UTI há mais de 50 dias em São Paulo

Uma bebê que nasceu em janeiro e tem uma cardiopatia aguarda por uma cirurgia há mais de 50 dias Hospital Santa Marcelina, no Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo. A transferência de Maria Laura Souza Lima já foi exigida pela Justiça.

A Secretaria Estadual da Saúde diz que a menina será transferida para uma unidade especializada assim que houver a segurança clínica necessária, mas não deu um prazo para que isso seja feito, como mostrou o Bom Dia São Paulo.

A mãe da bebê, Edilaine Sousa Lima, contou ao Bom Dia São Paulo que a filha nasceu em 23 de janeiro e foi para o quarto. Dois dias depois, ela passou por um exame de rotina que constatou que ela tem sopro no coração.

No relatório médico, do dia 28 de fevereiro, a médica escreveu que a bebê esperava vaga pelo programa Mãe Paulistana há 35 dias sem sucesso e, por isso, pediu transferência para um centro especializado porque a menina precisava de procedimento cirúrgico cardíaco urgente.

A transferência da bebê já foi exigida pela justiça. A juíza Regiane dos Santos aceitou um pedido de tutela antecipada e determinou que a Prefeitura de São Paulo e o governo do estado assegurassem uma vaga para cirurgia, como garantia do direito à vida da Maria Laura.

Na sexta-feira (6), a juíza determinou que a transferência fosse cumprida com urgência e caso não fosse cumprida, o município e o estado teriam que pagar multa diária de R$ 1000.

Edilaine disse que a filha está em uma lista de espera e que o quadro clínico dela é considerado bom. Ela tem uma anemia, constatada na quinta-feira (12), mas que ela está bem.

“Pelo que eu sei ela está bem, ela está precisando mesmo da cirurgia. Ela está tomando um remedinho para o coração. Os médicos falam que tem que aguardar. Como ela está estável, está bem, ela vai para o fim da fila [de espera], disse a mãe.

Fonte: G1

Mais acessados