Número de inscrições é quase cinco vezes maior que último processo seletivo
As inscrições para o processo seletivo de conselheiro tutelar terminaram, neste domingo (7), com recorde de inscrições: 26.558. A quantidade de inscritos é quase cinco vezes maior que o último processo seletivo, em 2012, quando 5.407 pessoas se habilitaram para concorrer a uma vaga em um dos 40 conselhos tutelares do Distrito Federal.
As inscrições duraram 20 dias – de 19 de maio a 7 de junho – somente pelo site eleicoes.criancadf.com.br. No endereço também era possível tirar dúvidas e conhecer todo o processo seletivo, que tem cinco fases: inscrição, prova, habilitação de documentos, eleição e curso de formação.
Durante o período de inscrições, o endereço eletrônico recebeu mais de 332 mil acessos, sem instabilidade. Em média, o tempo gasto para fazer preencher todos os dados e confirmar a inscrição foi de cinco minutos. Os últimos dias foram os de maior acesso e inscrições. Entre os dias 3 e 5 de junho, o site chegou ao pico de 223 acessos e 167 inscrições por hora, com um total de 3.988 inscrições por dia.
Próxima fase
No dia 5 de julho, os mais de 26 mil inscritos farão a prova de conhecimentos específicos. Serão três horas para resolver 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
Serão avaliadas as habilidades e os conhecimentos do candidato a respeito de instrumentos normativos, a organização e o funcionamento do sistema de garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50% das questões da prova serão habilitados e passarão para a fase de documentação. Para ser conselheiro tutelar é preciso preencher vários requisitos, entre eles ter mais de 21 anos, morar há pelo menos dois anos na região administrativa a que se candidatou e comprovar experiência de pelo menos três anos com crianças e adolescentes.
Além disso, é preciso ter ensino médio completo e é permitida ao conselheiro a reeleição apenas uma vez, ou seja, serão indeferidas candidaturas a um terceiro mandato consecutivo.
Locais de prova
Os candidatos podem continuar acompanhando os próximos passos do processo seletivo também pelo site do eleições.criancadf.com.br . Nele
A cópia do comprovante de inscrição também pode ser retirada no site, na aba inscrições.
Número de inscritos em 2012 – 5.407
Número de inscritos em 2015 – 26.558
Conselhos com maior número de candidatos inscritos – Ceilândia 1, Águas Claras e Taguatinga 1
Data da prova de conhecimentos específicos – 5 de julho
Divulgação do horário e locais de prova – 30 de junho
Salário de um conselheiro tutelar no DF – R$ 4.684,66
Prova – 3 horas, 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada
Requisitos para ser conselheiro:
a) Nacionalidade brasileira;
b) Reconhecida idoneidade moral;
c) Quitação eleitoral;
d) Maior de 21 anos na data da posse;
e) Residência comprovada de no mínimo 2 anos na região administrativa;
f) Ensino médio completo;
g) Pleno gozo dos direitos políticos;
h) Aprovação em exame de conhecimento;
i) Não ter sofrido sanção de perda do mandato de conselheiro tutelar;
j) Comprovação de experiência na área da criança e do adolescente de no mínimo três anos;
l) Não estar se habilitando para um terceiro mandato consecutivo de conselheiro tutelar no Distrito Federal.
Mais informações para candidatos– eleicoes.criancadf.com.br