Dando continuidade à troca de nomes no primeiro escalão municipal para atender os partidos da base aliada, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deu posse, nesta segunda-feira, ao novo secretário municipal de Meio Ambiente. O presidente estadual do PR, José Tadeu Candelária, assume a pasta após uma “reconfiguração de forças na Câmara”, nas palavras do prefeito.
A posse se deu sob o olhar do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, responsável pela indicação e principal nome do PR no Estado. “(A escolha) foi feita de comum acordo com o ministro Antônio Carlos Rodrigues. Ele me foi apresentado e acho que está a altura do cargo”, justificou o prefeito. No discurso da cerimônia de posse, Haddad saudou o PR e disse que o partido será peça fundamental na administração municipal.
O PR foi aliado do PT na campanha de Alexandre Padilha em 2014 – quando o próprio Candelária foi o 1º suplente de Eduardo Suplicy – e é um potencial aliado de Haddad na disputa pela reeleição em 2016.
Responsável pela indicação, o ministro dos Transportes falou em discurso sobre a “determinação do partido” em integrar a administração petista em São Paulo. “Essa posse é muito importante para todos nós do PR, representa a determinação de nosso partido em integrar e apoiar o governo de Fernando Haddad”.
Haddad justificou a troca do arquiteto Wanderley Meira do Nascimento por Candelária falando da preocupação da Prefeitura em evitar obstruções dos vereadores em projetos da administração municipal. “Estamos fazendo um governo de coalizão que busca corresponsabilidade dos partidos da base de apoio. Nessa direção eu preciso tomar providências para garantir o nosso projeto continue avançando na Câmara, como está”.
A posse de José Tadeu Candelária é a segunda em menos de uma semana na Prefeitura. Na última sexta, o ex-líder sindical Luiz Antônio Medeiros, filiado ao PDT, assumiu a Secretaria das Subprefeituras.