Eles ficarão em unidades de Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.
Grupo vai vivenciar serviços da atenção primária, diz secretaria.
Quatro enfermeiros cubanos chegam a Brasília nesta segunda-feira (22) para vivenciar serviços de atenção primária da rede, de acordo com a Secretaria de Saúde. Eles ficarão dez dias na cidade e serão levados para unidades de saúde de Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.
“Os médicos cubanos do programa Mais Médicos se disseram deslumbrados com a abrangência da atuação dos enfermeiros em nossas unidades e, por isso, os profissionais de enfermagem quiseram fazer esse intercâmbio, para levar mais conhecimento àquele país”, diz o assessor da subsecretaria de Atenção Primária, Adriano de Oliveira.
Os profissionais serão recebidos com atividades de acolhimento na FioCruz, onde serão apresentados aos objetivos do intercâmbio, à organização de Atenção Primária à Saúde e ao papel dos enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família.
Entre os dias 23 e 30 de julho, os profissionais se dividirão entre o Centro de Saúde nº 8 de Ceilândia; Centro de Saúde nº 1, em Samambaia; e Centro de Saúde nº 2 e Unidade Básica de Saúde do Sítio do Gama, ambos em Santa Maria.
As atividades se encerram em 1º de julho, com uma roda de avaliação.
g1