Após desfalcar encontro com Camilo, o senador cearense agendou reunião com a presidente da TAM.
Em paralelo ao conjunto de ações do Governo do Estado para mobilizar sociedade civil, políticos e empresários em favor da escolha de Fortaleza para receber o centro de conexões (hub) da TAM, senadores e deputados estaduais articulam ações em prol do equipamento.
O senador Eunício Oliveira (PMDB) anunciou ontem que ele e os colegas de Casa José Pimentel (PT) e Tasso Jereissati (PSDB) têm encontro agendado com a presidente da TAM, Cláudia Sander, para fortalecer a campanha por Fortaleza.
A informação de Eunício foi dada um dia depois de o governador Camilo Santana (PT) agrupar adversários políticos e aliados no Palácio da Abolição num movimento para trazer o hub para a capital cearense. O peemedebista não foi ao evento.
A reunião entre Eunício e a presidente da TAM está marcada para 2 de julho, em São Paulo. O senador cearense afirma que o encontro integra esforço coletivo para que o Ceará seja contemplado com o equipamento da empresa aérea.
“É uma luta apartidária e que conta com o apoio de todas as forças políticas”, disse.
Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL), Zezinho Albuquerque (Pros), afirmou que aguardará reunião de Camilo também com a presidente da TAM para definir como a AL ajudará na campanha. Mesmo assim, o líder do governo, Evandro Leitão (PDT), disse que vai propor a realização de seminários sobre o centro de conexões. O deputado Sérgio Aguiar (Pros) sugeriu à Comissão de Turismo da Casa que convide pessoas ligadas ao setor turístico para
discutir o projeto.
Segundo Zezinho, diferentemente do que foi feito na frustrada campanha pela refinaria no Ceará, a Assembleia não tem projeto de ação além dos debates na Casa. O deputado pontuou que, desta vez, o rumo da proposta será decidido pela iniciativa privada.
“Na refinaria, fizemos um trabalho de conscientização. Como é uma disputa (entre os estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte), estamos aguardando primeiro para saber o que a TAM está solicitando”, falou o parlamentar.
Se Fortaleza for escolhida para receber o hub, algumas ações dos governos estadual e municipal terão de ser aprovadas pela Assembleia e pela Câmara.
O deputado Heitor Férrer (PDT) ponderou que o Estado, para garantir a vinda do hub, precisará “fazer o dever de casa” e cumprir a promessa da reforma do Aeroporto Pinto Martins. Para Heitor, a relação partidária entre o governador, a presidente Dilma Rousseff e o líder do governo na Câmara, José Guimarães, todos do PT, será fundamental para que Fortaleza se sobressaia às outras capitais.
g1