Na correria do dia-a-dia, pode ser um grande desafio manter a casa organizada e conseguir desempenhar todas as tarefas domésticas. Além disso, pequenos acidentes são comuns mas nem sempre conseguimos decifrar as soluções rapidamente.
iscou sem querer o sofá com a caneta? Colocou a camiseta sem o desodorante secar e ficou com manchas? Foi pintar o cabelo e acabou sujando a roupa de tinta? Tentou fazer uma gelatina para a sobremesa mas ela ficou toda despedaçada na hora de desenformar? Essas coisas acontecem mais do que gostaríamos, mas não são motivos para estragar o dia de ninguém: as soluções podem ser muito mais simples do que você imagina!
Para driblar as situações mais diversas do cotidiano, é muito útil saber alguns truques. Afinal, deixando as atividades mais práticas – na cozinha, na organização ou na limpeza – sobra muito mais tempo livre para aproveitar de outras formas.
Confira a seguir algumas dicas simples, práticas e rápidas que podem mudar a forma como você encara um contratempo doméstico, nos mais diferentes cenários.
1. Afiar a faca sem amolador: vez ou outra as facas nos deixam na mão na hora de preparar uma refeição e o amolador nem sempre está por perto. Mas, usar o amolador não é a única maneira da dar um jeito naquela faca cega! Basta pegar uma caixinha de fósforo e afiar a lâmina da faca na mesma faixa em que se risca o fósforo.
2. Manter sanduíches frescos: o sanduíche é prático, rápido e um grande salvador de momentos em que até o tempo para comer está curto. Você pode ampliar ainda mais essa praticidade preparando vários sanduíches de uma vez, para ter um lanche pronto em vários momentos. Para mantê-los fresquinhos, coloque algumas folhas de alface sobre um papel alumínio, coloque o sanduíche por cima, embrulhe e guarde na geladeira.
3. Engrossar o caldo do feijão: se você gosta do feijão com o caldo mais encorpado mas não consegue esse efeito no cozimento, retire da panela uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Depois, devolva a pasta para a panela, mexa bem e deixe ferver por mais alguns minutos.
4. Evitar o ressecamento da carne assada: antes de culpar o seu forno pelo ressecamento de um frango assado, preste atenção ao tempero usado na carne! O vinagre e o limão acrescentados antes da carne ir ao forno podem deixá-la ressecada. Laranja e abacaxi são boas substituições para esses ingredientes.
5. Amaciar a manteiga gelada: usar a manteiga gelada pode acabar se tornando uma prova de força e paciência, principalmente em dias mais frios. Para agilizar o processo e deixá-la molinha com mais rapidez, aqueça uma tigela com água quente e cubra a manteiga com ela, como se fosse uma estufa.
6. Assar peixe sem grudar na forma: essa é uma solução simples – e saborosa! – para evitar que o peixe fique grudado na forma depois de assado. Antes de levar o peixe ao forno, unte o fundo da forma com manteiga e forre-o com fatias grossas de batatas, colocando o peixe por cima. Ao final, a recompensa é um prato sem grudar complementado por batatas assadas.
7. Manter o sorvete macio no freezer: depois de aberto, um pote de sorvete pode acabar perdendo a magia no freezer. O gelo acumulado deixa o sorvete endurecido e ainda altera o sabor. Para evitar esse acúmulo e manter a sobremesa cremosa, guarde o pote no freezer dentro de um saco plástico.
8. Limpar milho verde: se você sofre com a dificuldade de tirar os fiozinhos do milho que ficam grudados na espiga, adote uma escova de dentes para te ajudar com a tarefa! A escovinha faz com que os fios quebrem com menor frequência e saiam com mais facilidade.
9. Cortar frutas secas: a dificuldade aqui é com aquelas frutas secas mais pegajosas, que ficam grudadas na lâmina da faca conforme são picadas. Para evitar esse efeito, aqueça uma tesoura ou faca na água quente antes de picá-las.
10. Descongelar carne vermelha: não deu tempo de se planejar antes de cozinhar e a carne ainda está congelada? Um jeito rápido de descongelar é colocando a carne para marinar por alguns minutos no vinagre, que aumenta a temperatura do ingrediente. Depois, termine de descongelar no micro-ondas ou com água.
11. Deixar o sal soltinho: com o tempo, o sal vai ficando mais encorpado e pode ser uma aventura conseguir um saleiro. Para mantê-lo soltinho, leve uma panela ao fogo e, depois de aquecida, coloque o sal e mexa por dois ou três minutos. Para isso, procure evitar panelas de alumínio e use o fogo baixo.
12. Desenformar gelatina sem quebrar: para uma gelatina inteira e perfeita depois de desenformada, conte com o auxílio de altas temperaturas! Mergulhe a forma na água quente ou envolva-a com uma toalha molhada com água quente. Depois de alguns minutos, é só desenformar dando batidinhas no recipiente.
13. Preparar bacon no micro-ondas: quer preparar um bacon saboroso, sequinho e com pouca gordura em pouco tempo? Forre um prato com duas ou três folhas de papel toalha e coloque o bacon cortado em tiras. Por cima, coloque mais algumas folhas. Leve ao micro-ondas por um minuto em potência alta e, se for preciso, coloque por mais 30 segundos depois.
14. Limpar estofados de tecido: para remover odores, mofo, umidade e desinfetar estofados de tecido, comece escolhendo um dia ensolarado para fazer a limpeza. Polvilhe bicarbonato de sódio pelo estofado e aspire para remover o excesso. Depois, borrife vinagre branco e deixe secar ao sol.
15. Desentupir ralos: essa dica é ideal para desentupir ralos da pia da cozinha e do banheiro. Coloque no ralo uma xícara de bicarbonato de sódio e depois acrescente duas xícaras de vinagre branco de álcool. Quando a mistura não estiver mais efervescente, despeje água fervente e evite abrir a torneira por cerca de 30 minutos.
16. Remover os cabelos do ralo: cabelo cai e vai se acumulando no ralo – é inevitável. Para evitar a desagradável sensação do cabelo molhados nas mãos, use uma agulha de crochê para remover os fios.
17. Limpar mancha de fumaça da parede de tijolo: lareiras e churrasqueiras podem ser as grandes vilãs das manchas na parede. Para livrar-se delas, é só esfregar uma pedra de sapólio na parede umedecida e depois enxaguar com água.
18. Prolongar a limpeza do box do banheiro: lavar o banheiro é uma das atividades mais temidas do cotidiano. Mas, é possível prolongar um pouco mais o efeito da faxina, impedindo o crescimento de fungos nos rejuntes e evitando manchas por mais tempo. Para isso, basta borrifar vinagre branco de álcool na área a cada dois dias.
19. Limpar liquidificador: por causa das lâminas, o liquidificador pode ser um objeto complicado de limpar. Para remover a sujeira rapidamente, bata em alta velocidade alguns cubos de gelo, água morna e detergente. Em um ou dois minutos você tem copo e lâminas limpinhos!
20. Limpar forno queimado: resquícios de comida queimados podem resistentes rebeldes na hora da limpeza. Para facilitar, coloque um pano umedecido com amônia líquida no forno quente e deixe agir por algumas horas. Depois disso, os pedaços queimados terão se soltado e você pode fazer a limpeza normal no forno.
21. Limpar arranjo de flores: arranjos de flores secas podem não precisar serem regados, mas ainda precisam de cuidados! Com a exposição, é comum que os arranjos acumulem poeira. Para limpá-los, ferva água o suficiente para cobrir as flores e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio para cada litro de água usado. Deixe as flores de molho por até 15 minutos e depois deixe-as secar ao ar livre.
22. Lavar paredes: o truque aqui está em como começar. Lavar paredes se torna mais fácil começando de baixo para cima do que o contrário – afinal, a bagunça ao limpar os pingos na superfície que já está limpa é bem menor.
23. Remover mancha de caneta do sofá: até o menos desastrado dos seres humanos pode acabar manchando com a caneta o que não deveria ser riscado. Para remover riscos de tinta de um estofado de tecido, basta aplicar vinagre branco de álcool em uma esponja e esfregar até sair.
24. Higienizar esponja de louça: o processo de higienização das esponjas é importante para eliminar bactérias e germes que se acumulam com o uso. Coloque uma colher de água sanitária em um litro d’água e deixe a esponja de molho por três minutos. Depois, é só enxaguar e deixá-la secar.
Limpeza de roupas
25. Hidratar o couro: começou a fazer frio e você vai tirar a jaqueta de couro do armário? Depois de muito tempo guardada, você pode hidratar o couro para que a peça fique renovada. Em um pano úmido, pingue gotas de vaselina líquida ou óleo de amêndoas doces e esfregue na peça toda. Após dez minutos, termine o processo passando um pano branco seco.
26. Acelerar a secagem da roupa: essa é uma boa dica para quem deseja ainda mais rapidez na hora de centrifugar as roupas. Coloque na centrífuga, junto com as peças molhadas, uma toalha seca. A toalha absorverá um pouco da água e as roupas sairão da máquina bem mais secas.
27. Remover manchas de desodorante: ah, a pressa! Nada mais comum que vestir a blusa antes do desodorante secar e ganhar de brinde uma mancha esbranquiçada na peça. Para se livrar dela rapidamente, basta esfregar uma esponja seca na mancha.
28. Passar roupas de couro: embora tenha um visual mais pesado, as peças de couro são bastante delicadas na hora de passar. É importante não usar ferro a vapor e ajustar a temperatura para menos de 80°. Para proteger a peça, coloque um pano claro sobre o couro e só passe o ferro com o pano servindo como intermediário.
29. Secar roupas de linha no varal: já ficou sem saber o que fazer para secar uma blusa de linha sem esticar toda a peça? Retire o excesso de água com uma toalha e, em seguida, passe uma meia-calça pelas mangas da blusa. Prendendo as meias ao invés das mangas no varal, sua blusa está segura de deformações!
30. Remover o odor das meias: se você já lavou meias e elas continuaram com um cheirinho desagradável, está na hora de exterminar as bactérias do tecido. Para isso, deixe-as de molho em uma mistura de água e vodka (sim, vodka!) por cerca de 30 minutos.
31. Remover tinta de cabelo do tecido: é comum estar pintando o cabelo e acabar com alguma mancha na roupa ou na toalha. Para removê-la ainda fresca, aplique água oxigenada sobre a mancha e esfregue com uma escova de dentes em linhas retas. Depois, seque com um pano e lave a peça normalmente.
32. Passar peças com mangas: para ter mais firmeza na hora de passar as mangas de uma peça, enrole uma revista e coloque dentro da manga. Ela vai desenrolar e se transformar em um ótimo apoio para a atividade.
33. Engomar roupa de seda: quer renovar o caimento de uma peça de seda natural? Dissolva uma folha de gelatina branca em um litro de água fervente. Depois, junte essa mistura a uma quantidade de água fria que cubra a peça e molhe-a. Torça a peça, deixe secar um pouco e passe-a ainda úmida, coberta por um papel de seda.
34. Manter as toalhas macias: você sabia que usar amaciante de roupas industrializado nas suas toalhas pode fazer com que elas percam a capacidade de absorção? Para mantê-las macias e sem correr esse risco, basta substituir o amaciante por vinagre na hora da lavagem.
35. Pré-lavar roupas muito sujas: para remover manchas mais difíceis de roupas – como as de maquiagem e suor, por exemplo – você pode esfregar sabonete branco umedecido na mancha. Depois, é só prosseguir normalmente com a lavagem.
Organização e armazenamento
36. Guardar roupas com bojo: para armazenar blusas e vestidos com bojo sem danificar as peças, jamais pendure-as! O melhor a fazer é dobrar a peça ao meio, encaixar um bojo dentro do outro e continuar dobrando a roupa até ficar exatamente do tamanho do bojo. Depois, é só guardá-la em pé na gaveta.
37. Ganhar espaço na mala: quando a mala não fecha nem com a clássica sentadinha em cima para forçar o zíper, é hora de buscar outros meios de ganhar espaço. Colocando as roupas em sacos que fecham à vácuo (de preferência, com ajuda do aspirador de pó) você consegue compactar o tamanho e levar mais coisas!
38. Armazenar roupas de couro e camurça: se bem cuidadas, peças de couro e camurça podem ser suas companheiras por um longo tempo. Na hora de guardar, pendure-as em cabides de madeira ou plástico e proteja-as com uma capa de TNT, mantendo-as sempre em locais que não fiquem expostos à luz.
39. Guardar meia-calça: para garantir que a meia-calça esteja segura a objetos que possam desfiar os fios, o ideal é manter a peça dentro de sacos com fechamento ziploc. Resistente, a embalagem vai proteger a meia de objetos pontiagudos.
40. Guardar documentos: todo cuidado pode ser pouco na hora de armazenar documentos importantes. Para mantê-los sempre secos e sem marcas de dobras, enrole-os bem apertados e envolva com uma toalha de papel.
41. Proteger roupas brancas: já passou pela chata experiência de pegar uma roupa branca no armário e perceber que ela está amarelada? Mesmo limpo, o tecido branco pode acabar amarelando por causa da incidência de luz. Para proteger a peça, guarde-a envolvida em papel de seda ou TNT azul.
42. Guardar luzes de Natal: se em toda época de Natal você passa mais tempo desembaraçando as luzinhas do que enfeitando a casa, este é um truque bem simples que evita a enrolação. Enrole o fio em um pedaço de papelão e guarde os enfeites em caixas.
43. Potencializar cabides de plástico: para evitar que as roupas fiquem escorregando dos cabides no armário, é só fazer um zig-zag com cola quente nas laterais do objeto. A cola seca vai oferecer maior suporte aos tecidos!
44. Organizar toalhas no banheiro: em banheiros pequenos ou usados por muitas pessoas, pode ficar complicado arrumar espaço para organizar as toalhas de todo mundo. Para otimizar espaço, instale até três toalheiros na vertical – pode ser numa parede ou atrás da porta.
45. Fixar saco plástico na lixeira: se a sua lixeira é de metal ou inox, os sacos plásticos provavelmente vivem escorregando. Para mantê-los no lugar coloque vários ímãs na boca do saco, por fora da lixeira.
46. Organizar bijuterias na gaveta: ninguém precisa de um organizador sofisticado para manter as bijuterias sem bagunça na gaveta. Improvise a arrumação com forminhas de doces de papel, formas de gelo ou formas de cupcake!
47. Organizar fios de eletrodomésticos: para não ter que lidar diariamente com os fios de eletrodomésticos soltos e emaranhados pelo armário, a solução é simples. Cole um velcro autocolante no plug e outro no aparelho. Na hora de guardar, enrole o fio no aparelho e junte as duas partes do velcro para manter tudo no lugar.
48. Armazenar tapetes: a melhor maneira de guardar um tapete é enrolado – além de evitar marcas, você economiza espaço. Em um tubo de PVC ou em um tudo macarrão de piscina, enrole o tapete com face virada para dentro, no sentido do comprimento.
49. Identificar chaves: se o seu molho de chaves é muito populoso e você sempre se confunde na hora de abrir as fechaduras, um bom truque é pintar a cabeça das chaves com esmaltes de cores diferentes. Assim, fica mais fácil associar a cor à porta correta!
50. Organizar copos no armário: está ficando sem espaço no armário para guardar copos? É possível improvisar uma prateleira usando uma bandeja! Sobre uma fileira de copos, coloque uma bandeja e depois empilhe mais uma filheira de copos. Forre a bandeja com EVA, para impedir que os copos escorreguem.