20.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeBrasíliaEducação buscará alternativas para manter isenção de taxa de inscrição

Educação buscará alternativas para manter isenção de taxa de inscrição

Alunos de ensino médio da rede pública foram recebidos ontem (9), no Palácio do Buriti, pelos secretários de Educação, Júlio Gregório Filho, e de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas. O encontro ocorreu após uma manifestação em Brasília, na manhã de hoje, em que o grupo reivindicava a continuidade de isenção da taxa para se inscrever no Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB). Até o ano passado, a inscrição, que custa R$ 100, era subsidiada pelo governo. Uma nova reunião ficou marcada para amanhã (11), na sede da Secretaria de Educação.

Gregório Filho comprometeu-se a buscar alternativas para que os estudantes não fiquem prejudicados. Disse que vai se reunir com o reitor da UnB, Ivan Camargo, e apresentar a demanda da classe estudantil. O secretário de Educação adiantou também que analisará a possibilidade de firmar convênio com a universidade. A ideia é criar um projeto de lei, que deverá ser encaminhado à Câmara Legislativa até o fim do ano.

Repasse –
De acordo com a Secretaria de Educação, o pagamento do benefício não será feito por falta de previsão orçamentária e de respaldo legal. A inexistência de acordo formal com a UnB impede o repasse de recursos para garantir o subsídio. Segundo Gregório, em gestões anteriores, os candidatos eram liberados de pagar o valor da inscrição apenas com base em um acerto informal entre o governo e a universidade.

Mais acessados