Cerimônia ocorreu na sede da agência. O novo diretor-presidente será o principal representante local nos preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água, a ser realizado em 2018 em Brasília

Tomou posse na manhã desta terça-feira (20) o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF), Paulo Salles. Ele substitui Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides, que ocupou o cargo até setembro de 2015.
Desde janeiro, Salles era secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação no governo de Brasília. Ele foi indicado pelo governador Rodrigo Rollemberg para comandar a Adasa e nomeado após aprovação da Câmara Legislativa. “Paulo Salles é um professor, um pesquisador, uma pessoa que tem a vida dedicada ao tema água”, ressaltou o chefe do Executivo local, durante a cerimônia. “Portanto, tem todas as condições para fazer um excelente trabalho, especialmente no momento em que Brasília se prepara para receber o 8º Fórum Mundial da Água [em 2018], evento mais importante do mundo nessa temática”, completou. O mandato é de cinco anos.
Antes de tomar posse, Salles recebeu o broche da agência de Diógenes Mortari, que ocupou o cargo desde a saída de Benevides, em setembro. O governador também ganhou o adorno. “Ele simboliza as nossas missão e visão. Representa uma nascente e as três grandes bacias presentes no DF”, explicou Mortari.
“A Adasa, como agência reguladora, tem aquilo que, na minha opinião, é uma das funções mais nobres de um órgão público, que é a de garantir que os outros entes prestem serviço de ótima qualidade”, frisou o novo diretor-presidente.
Participaram da cerimônia de posse o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, de Educação, Júlio Gregório Filho, do Meio Ambiente, André Lima, de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, e de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, Hermes Ricardo Matias de Paula; a diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana, Kátia Campos; a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Ivone Resende Diniz; e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Argileu Martins da Silva.
Além deles, estavam o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo; o superintendente de Implementação de Programas e Projetos da Agência Nacional de Águas, Ricardo de Andrade; o representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Jorge Werneck; e os deputados distritais Cristiano Araújo (PTB), Raimundo Ribeiro (PSDB) e Telma Rufino (PPL).
Paulo Salles
Mestre em ecologia pela Universidade de Brasília e doutor pela instituição escocesaUniversity of Edinburgh, Salles desenvolveu cursos de extensão universitária sobre desenvolvimento sustentável, gestão de recursos hídricos e educação científica, principalmente no ensino de ciências e de biologia.
A atuação e a gestão na área renderam a ele posições, como a de presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá. Salles responde como principal representante do governo local para assuntos referentes ao próximo Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em 2018, em Brasília.