20.5 C
Brasília
domingo, 24/11/24
HomeMundoUcrânia suspende entrega de mercadorias na Crimeia

Ucrânia suspende entrega de mercadorias na Crimeia

Medida foi tomada dois dias após explosões de torres de energia, que causaram blecaute na península. Foi declarado estado de emergência

A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira a suspensão da entrega de mercadorias para a península da Crimeia, anexada pela Rússia em março do ano passado. A decisão foi tomada dois dias depois que quatro torres de alta tensão foram explodidas, interrompendo o fornecimento de energia transmitida da Ucrânia e deixando quase dois milhões de moradores da Crimeia sem luz.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, propôs suspender o fornecimento de mercadorias para a península em caráter temporário, enquanto seu governo “define o modelo de relações futuras da Ucrânia com o território temporariamente ocupado da Crimeia”, de acordo com um comunicado presidencial. A suspensão foi aprovada, no entanto, sem prazo determinado. Apesar da anexação russa, a península permanece dependente de infraestrutura e suprimentos provenientes da Ucrânia para fornecer eletricidade, água e comida à população.

 

O transporte público continua operando e os hospitais estão funcionando com geradores, mas o blecaute fechou grande parte do comércio e deixou às escuras as ruas da Crimeia. No domingo, antes do anúncio ucraniano de suspensão da entrega de mercadorias, foi declarado estado de emergência na Crimeia.

Os autores do ataque às torres não foram identificados, mas caso tenha sido feito por nacionalistas ucranianos, o ato deve agravar a tensão entre Rússia e Ucrânia. Em outubro, os dois países proibiram os voos diretos de suas companhias aéreas, depois de a Rússia anunciar o fechamento do espaço aéreo a todas as empresas ucranianas.

Mais acessados