25.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeMundoTurquia prende dois jornalistas acusados de ligação com terrorismo

Turquia prende dois jornalistas acusados de ligação com terrorismo

Os detidos publicaram, em jornal de oposição ao governo, imagens sugerindo que o país ajudou a enviar armas para a Síria

A Turquia prendeu nesta quinta-feira dois jornalistas do país sob acusação de ajudarem terroristas por meio de espionagem e divulgação de segredos de Estado. São eles Can Dundar, editor-chefe do jornalCumhuriyet, e Erdem Gul, correspondente da publicação na capital Ancara.

Em maio, eles publicaram fotografias vazadas da polícia que sugerem, mas não comprovam, que os serviços de inteligência turcos ajudavam a enviar armas para rebeldes islâmicos da Síria. Na época, o presidente do país, Tayyip Erdogan, afirmou que não perdoaria as reportagens.

 

O Cumhuriyet é um importante jornal opositor na Turquia. Segundo a imprensa do país, os jornalistas enfrentam uma série de acusações que pedem prisão perpétua, incluindo adesão a uma organização terrorista armada e publicação de material em violação à segurança do Estado. No início do mês, um tribunal da Turquia já havia decretado a prisão de outros dois jornalistas da Nokta, uma revista contrária ao governo.

Nesta sexta-feira, a embaixada dos Estados Unidos em Ancara publicou, em sua conta do Twitter, uma mensagem dizendo estar “muito preocupada” com a prisão dos jornalistas e com “o que parece ser mais outro meio de comunicação sob pressão”. “Esperamos que as autoridades e instituições turcas respeitem o princípio fundamental da liberdade de imprensa previsto na constituição do país.”

Já a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce) afirmou que essa situação “piora ainda mais uma situação de liberdade de imprensa já crítica na Turquia”. “É inaceitável que os jornalistas enfrentem uma vida na prisão por causa de reportagens que as autoridades consideram perigosas”, disse Dunja Mijatovic, representante de liberdade de imprensa do órgão.

Mais acessados