19.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/01/25
HomeBrasíliaGDF publica decreto que reformula Saúde e cria sete superintendências

GDF publica decreto que reformula Saúde e cria sete superintendências

Diretorias vão substituir as atuais 15 coordenações regionais de Saúde. Pasta não informou custo ou economia; mudança vale a partir desta sexta.

sesO governo do Distrito Federal publicou nesta sexta-feira (15) decreto que reestrutura a gestão da Secretaria de Saúde e cria uma nova instância de administração. Em vez das 15 coordenações regionais atuais, o DF passa a ter sete superintendências.

O texto remaneja os cargos hoje lotados nas coordenações e cria outros posts. A Secretaria de Saúde afirmou  que a mudança não gera aumento de custos e pode até ser econômica, com a “otimização” das estruturas.

Cada superintendência será responsável por acompanhar os trabalhos e cobrar resultados em uma área do DF. A subpasta da região Centro-Norte, por exemplo, coordenará as ações na Asa Norte, no Cruzeiro, no Lago Norte, no Varjão e na Rodoviária (confira a lista completa no final desta reportagem).

Os sete superintendentes também foram nomeados nesta sexta. A subpasta da região Sul será chefiada por João Narciso Forte Neto, e a da região Norte, por Andrea Palmeira Barros Kavamoto. A superintendência Centro-Norte fica com a médica Ana Patrícia de Paula, e a Oeste, com o cirurgião-geral Baelon Pereira Alves.

A neurologista pediátrica Denize Bomfim Souza foi nomeada como superintendente da região Centro-Sul, e o anestesiologista Benvindo Rocha Braga, como superintendente da região Sudoeste. O novo superintendente da região Leste, Carlo Henrique Goretti Zanetti, encera a lista. Alguns diretores das superintendências também foram nomeados.

Os hospitais de referência do DF – Base, Apoio, Criança e São Vicente de Paula – não são subordinados às superintendências. Segundo o GDF, eles também não pertenciam à estrutura das coordenações regionais.

A Secretaria de Saúde informou, em nota divulgada no ano passado, que a compra de remédios e materiais de saúde continuará centralizada, para garantir o melhor preço com as aquisições em lotes maiores. O desempenho de cada gestor, segundo a pasta, será avaliado a cada quatro meses.

Confira as áreas sob responsabilidade de cada Superintendência de Saúde:

– Centro-Norte: Asa Norte, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão e rodoviária do Plano Piloto.
– Centro-Sul: Asa Sul, Guará, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, Candangolândia, Riacho Fundo I e II e Park Way.
– Oeste: Brazlândia e Ceilândia (incluindo Sol Nascente).
– Sul: Gama e Santa Maria.
– Sudoeste: Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas.
– Norte: Sobradinho e Planaltina (incluindo Estância Mestre D’Armas e Arapoanga).
– Leste: Paranoá e São Sebastião.

Mais acessados