Parte do setor estava interditada há um mês por falta de profissionais. Médicos foram ‘deslocados’ de outro concurso até fim de seleção atual.
O Hospital Universitário de Brasília (HUB) reabriu nesta segunda-feira (18) os seis leitos de UTI Adulto que estavam interditados há um mês, por falta de profissionais. Segundo a direção da unidade, as dez vagas de tratamento intensivo estão funcionando normalmente. Quatro médicos foram contratados para garantir a reabertura do setor.
Os médicos recém-contratados foram aprovados para outras especialiades em concurso público, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do hospital. Também foram contratados três médicos para a UTI Neonatal e quatro para a Unidade de Pacientes Críticos.
Segundo o HUB, eles foram “remanejados” para assumir essas vagas porque o concurso para UTI ainda está em andamento. O edital foi publicado em dezembro e a previsão é de que os médicos sejam contratados ainda no primeiro semestre. A partir daí, os quatro profissionais que “estream” na UTI Adulto nesta segunda devem ser realocados em outras áreas do hospital.
Com o funcionamento total da UTI, o HUB diz que poderá normalizar a realização de cirurgias de grande porte. Além dos 10 leitos para adultos, o hospital tem 10 leitos de UTI Neonatal, cinco de UTI Neonatal intermediária, 12 leitos de UTI Semi-Intensiva e oito na unidade coronariana.