25.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeBrasíliaCarros oficiais foram multados 91 mil vezes no Distrito Federal em 2015

Carros oficiais foram multados 91 mil vezes no Distrito Federal em 2015

Desde 2002, foram aplicadas 1,37 milhão de multas a veículos funcionais. Maior parte das infrações cometidas foi devido a excesso de velocidade.

frota-gdf
Parte da frota alugada de veículos do GDF. Eles foram devolvidos para o governo reduzir gastos (Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília)

 

O Detran e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Distrito Federal aplicaram 91.524 multas a veículos oficiais em 2015. A maior parte das autuações foi por excesso de velocidade (veja gráfico). Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

O GDF dispõe de uma frota de 1.796 veículos, incluindo máquinas e equipamentos da Novacap. O número não leva em consideração veículos das polícias e bombeiros, por exemplo. Somente a PM tem uma frota de 4.134 veículos. As multas, no entanto, incluem os carros oficiais de ministérios e órgãos da União.

Em comparação com o ano anterior, o número de multas a carros oficiais caiu 60,8% – em 2014, foram 233.675 autuações. De acordo com o diretor de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, a queda se deve à maior conscientização e à responsabilização do autor – o motorista paga a multa e leva os pontos na carteira pela infração cometida.

“O Detran tem dado muitos cursos para [motoristas de] veículos oficiais. Até mesmo a redução da frota de alguns órgãos interfere neste número”, afirmou Fonseca.

A maior parte das multas aplicadas a carros oficiais foram cometidas em situações de emergência, diz. Desde 2002, 1,32 milhão de multas foram “arquivadas” porque se enquadravam nessa condição. Só no ano passado, o número chega a cerca de 18 mil multas “abonadas”.

“A fiscalização eletrônica acaba registrando todas as placas automaticamente [sem checar que se trata de veículo oficial ou não]. Depois é feita uma triagem e paralelamente a isso, os órgãos entregam relatórios em que verificamos se a situação de emergência está procedendo”, afirmou Fonseca.

Carro da Polícia Militar do Distrito Federal parado (Foto: TV Globo/Reprodução)
Carro da Polícia Militar do Distrito Federal parado (Foto: TV Globo/Reprodução)

Nos casos em que não há condição de urgência, os veículos oficiais são “tratados igual carro comum”, declara Fonseca. “É cobrada a multa normalmente e identificado o servidor, que tem de arcar com os custos”, disse.

“Já tivemos diversos carros oficiais apreendidos, tanto do governo federal quanto do GDF. Um desses casos é quando ele está envolvido em acidente e o motorista não está com os documentos.”

Veículos locados
Dos 1.796 veículos do GDF, 574 (31,9%) são alugados pela Secretaria de Planejamento. Segundo o governo, assim que recebem autorização para dirigir, os motoristas são orientados sobre a responsabilidade que têm à frente de veículos oficiais. Nenhum motorista do GDF chegou a perder a carteira, informou a secretaria.

“Se for constatado algum desvio de conduta, são aplicadas as penalidades pertinentes à legislação de trânsito”, afirmou a secretaria. “No momento, não existe um curso específico com essa finalidade. Contudo, a Coordenação de Gestão da Frota estuda a possibilidade de realizar parcerias para esta finalidade.

Tipos de multas mais comuns a viaturas oficiais

Mais acessados