21.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/11/24
HomeBrasíliaApós onda 'recorde' de calor, SP deve ter chuva forte e dia...

Após onda ‘recorde’ de calor, SP deve ter chuva forte e dia mais frio de 2016

Frente fria causa mudança brusca no tempo a partir desta terça-feira (26). Termômetros na capital podem ter queda de mais de 10ºC até quarta-feira.

Satélite do Inmet mostra frente fria se aproximando do estado de São Paulo nesta segunda-feira (25) (Foto: Inmet/Reprodução)
Satélite do Inmet mostra frente fria se aproximando do estado de SP nesta segunda (Foto: Inmet/Reprodução)

Depois de mais de três semanas de estiagem e com calor acima da média, a cidade de São Paulo terá mudança brusca no tempo a partir desta terça-feira (26) por causa da chegada de uma frente fria no estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva e trovoadas, e não descarta a possibilidade de que, até quarta-feira (27), a capital paulista registre o dia mais frio do ano.

A previsão é que sejam registrados 50 milímetros de chuva somente na capital até o fim da semana, o que pode ser um alívio para o tempo seco registrado em todo o estado em abril. São Paulo teve, até segunda-feira (25), 0,6 mm de chuva registrados na estação do Inmet no Mirante de Santana, na Zona Norte. Também já foram 20 dias seguidos com temperatura acima de 30ºC na cidade. A sequência mais longa havia sido de 11 dias, em abril de 1987 e 2005, divulgou o Inmet.

A frente fria se aproximou do estado de São Paulo na segunda-feira, causando aumento da nebulosidade em Presidente Prudente e Vale do Ribeira. No restante do estado, o tempo continuou parcialmente nublado e seco, com temperaturas elevadas. O Inmet prevê pancadas de chuva na capital paulista a partir do começo da tarde desta terça-feira, quando a frente fria avança por São Paulo.

Há risco de alagamentos intransitáveis e elevação dos níveis dos rios da Região Metropolitana de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, mas a temperatura não cai muito. Os termômetros vão variar entre 21ºC e 29ºC na capital, prevê o Inmet.

É na quarta-feira, no entanto, que as temperaturas diminuem bastante por causa da aproximação de uma massa de ar polar. Durante a manhã, os termômetros devem marcar 19ºC na cidade. Mas, a tarde, a máxima não deve passar dos 15ºC. Por isso, existe a possibilidade de que esta quarta-feira seja o dia mais frio do ano na cidade, explicou a meteorologista Helena Duron Balbino, do Inmet. Segundo o CGE, esta será a primeira onda de frio do outono, estação que começou no dia 20 de março.

A meteorologista afirmou ainda que as temperaturas seguem baixas até o fim da semana porque, mesmo com a chuva menos intensa, está prevista a passagem de uma massa de ar polar pelo estado nos próximos dias. Na quinta-feira (28), o tempo fica nublado com chuvisco na parte leste de São Paulo, na região da Mantiqueira ocorrem pancadas de chuva isoladas, e no restante do estado, o céu fica parcialmente nublado.

Mais acessados