Empresa britânica considerou critérios como reputação acadêmica. Universidade de Brasília subiu 16 posições na lista em cinco anos.
A Universidade de Brasília (UnB) é considerada a quarta melhor universidade brasileira, de acordo com um ranking da Quacquarelli Symonds – empresa britânica que publica lista classificando as principais instituições do mundo – divulgado nesta terça-feira (14). A UnB também é considerada a nona melhor universidade da América Latina. No ano passado, era a décima.
Em cinco anos, a UnB subiu 16 posições na avaliação, passando do 25º lugar em 2012 para a 9ª posição neste ano. A instituição brasiliense só perde para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP), que ficou em primeiro lugar. Todas as quatro estão dentro do grupo das dez melhores universidades latino-americanas.
Dos cem pontos possíveis na avaliação de cerca de 300 universidades, a UnB alcançou 88,7. O ranking é calculado usando critérios como reputação acadêmica, volume de trabalhos acadêmicos publicados, reconhecimento no mercado de trabalho, relação entre número de funcionários e alunos em dedicação exclusiva e citações por trabalho acadêmico.
A instituição tem mais de 50 mil alunos e quatro campi: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Gama e Ceilândia.