23.5 C
Brasília
sábado, 23/11/24
HomeBrasíliaFaça um espetacular passeio pelo módulo da Apollo 11

Faça um espetacular passeio pelo módulo da Apollo 11

Página na internet permite explorar em 3D detalhes do interior de Columbia, o módulo de controle da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua

Columbia, como é chamado o módulo de comando, trouxe Neil Armstrong e seus companheiros, Michael Collins e Edwin 'Buzz' Aldrin, de volta à Terra (Smithsonian Institution/Divulgação)
Columbia, como é chamado o módulo de comando, trouxe Neil Armstrong e seus companheiros, Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin, de volta à Terra (Smithsonian Institution/Divulgação)

Na última semana, a Nasa comemorou o aniversário de 47 anos da chegada do homem à Lua. Para celebrar o feito, o Instituto Smithsonian, um complexo americano de museus e entidades de pesquisa, disponibilizou um mapa interativo em 3D do módulo de comando da missão Apollo 11. Columbia, como é chamado o módulo, levou os astronautas Neil Armstrong,  Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin até a Lua.

A missão, que durou oito dias, pousou no satélite em 20 de julho de 1969 e retornou à Terra quatro dias depois. Columbia trouxe os astronautas e foi a única parte do módulo recuperada. Desde então, ele está no Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos.

Em conjunto com a Smithsonian, uma equipe da Autodesk, companhia voltada à tecnologia, analisou os detalhes da nave e captou cerca de 7 terabytes de dados. Ao colocar todas as informações juntas, como em um quebra-cabeça, eles conseguiram realizar o modelo 3D, que está disponível em uma plataforma interativa que permite explorar o interior de Columbia.

apollo-02

Allan A. Needell, curador do Museu Nacional do Ar e Espaço, do Smithsonian, contou em um vídeo que o trabalho revelou detalhes históricos que haviam passado despercebidos: os astronautas realizaram marcações a lápis e à caneta nas paredes de Columbia, incluindo um calendário improvisado, feito por Michael Collins, onde a tripulação marcava os dias passados na missão.

 

Abaixo, confira o filme que mostra o desenvolvimento do projeto (em inglês):

Mais acessados