O acordo busca expandir para o resto do país a trégua que já está em vigor na cidade de Alepo, no norte da Síria
Turquia e Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo total na Síria, informou nesta quarta-feira a agência estatal turca Anadolu. A proposta busca implementar a trégua em todo o país até a meia-noite, no horário local (20h em Brasília).
Segundo a agência, os dois países alcançaram um consenso que será apresentado a participantes do conflito sobre expandir o cessar-fogo já estabelecido na cidade de Alepo neste mês. Se a cessação de confrontos tiver sucesso, o regime sírio e os grupos rebeldes de oposição devem iniciar negociações políticas em Astana, capital do Cazaquistão, sob a tutela de Turquia e Rússia.
Se confirmadas, as discussões em Astana contariam com a presença do governo sírio de Bashar Assad e todas as forças opositoras, exceto os grupos definidos como terroristas. O curso-sírio Partido da União Democrática e seu braço militar Unidades de Proteção do Povo, que combatem o Estado Islâmico (EI) no norte do país, poderiam ficar de fora das negociações porque a Turquia os considera terroristas.
Na semana passada, Rússia, Irã e Turquia disseram que estão prontos para ajudar a mediar um acordo de paz após conversas em Moscou, onde adotaram uma declaração estabelecendo os princípios para que acordos sejam implementados.
(Com Reuters e EFE)