Moradores da Zona Oeste de São Paulo estão preocupados com a invasão de pernilongos. Há registros de casas em que mais de 50 insetos são mortos todas as noites e os companheiros dos moradores têm sido os inseticidas e repelentes.
Caso da jornalista Regina Terraz, moradora há 19 anos da região de Alto de Pinheiros. Regina e os moradores da região já fizeram um abaixo assinado virtual que beira as 8 mil assinaturas pedindo providências das autoridades.
Segundo os vizinhos, um dos causadores da infestação pode ser o prédio abandonado do Hospital Panamericano.
Na região do Butantã também há reclamações, como conta a dona de casa Maria Garcia.
Para evitar doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya, o skatista Rafael Félix conta como se protege.
A prefeitura de São Paulo informou que uma ação emergencial será realizada nesta quinta-feira, a partir das 7h, para eliminar focos de pernilongos no Rio Pinheiros.
A força-tarefa irá reunir 20 agentes com aplicação de larvicida biológico granulado para focos de larvas e inseticida para controle de insetos adultos.
A região foi escolhida porque a Coordenadoria de Vigilância Sanitária identificou quantidade de larvas acima do normal.
Agentes da Sucen, ligados ao governo estadual, irão reforçar a ação do município realizando visitas domiciliares nos bairros da Lapa, Butantã, Cidade Ademar, Santo Amaro e Capela do Socorro.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sobre o prédio do Hospital Panamericano, informou que periodicamente são realizadas limpeza e inspeções de agentes, sendo que a última inspeção nesta segunda-feira.
A Secretaria também informou que está em desenvolvimento o projeto para reforma e adequação do local, que deve acabar em junho.