21.5 C
Brasília
quarta-feira, 25/12/24
HomeBrasíliaInep contesta nota mil na redação de aluna do DF no Enem

Inep contesta nota mil na redação de aluna do DF no Enem

Aluna alega problemas para acessar portal do Ministério da Educação. Órgão afirma que pode investigar o caso, mas descartou erro no sistema.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contestou nesta segunda-feira (31) a nota de uma estudante do Distrito Federal que diz ter tirado nota mil na redação do Enem 2016. Segundo o órgão, ela teve apenas 460 pontos.

Já a aluna afirma que não conseguiu acessar o site do Ministério da Educação (MEC) para concorrer a uma vaga usando a nota do exame no Sisu. Ao Bom Dia Brasil, a jovem Gabriela de Souza Ribeiro, de 17 anos, declarou ter tentado entrar no sistema por várias vezes, mas o portal sempre apontava que ela teria entrado com uma senha inválida. O prazo para concorrer a uma vaga em instituição de ensino pública terminou às 23h59 de domingo (29).

“Eu entrava todos os dias e toda hora eu entrava e trocava a senha e eles mandavam a senha no e-mail e dava o mesmo problema”, reclama.

O Inep disse que pode acionar a Polícia Federal para investigar o caso, mas afirmou que não há indícios de que alguém possa ter invadido o sistema e trocada a senha da aluna. “Os sistemas do MEC e do Inep não registraram, até o momento, indício de acesso indevido a informações de estudantes cadastrados, que configure incidente de segurança”, disse o órgão.

Gabriela contesta a versão do governo. Ela mostrou  uma foto que ela alega ter tirado da página no “Portal do Aluno do Inep”, no dia 20 de janeiro, que comprovaria que ela tirou nota máxima na redação. O MEC, porém, afirma que dados do sistema mostram que ela acessou o portal apenas nos dias 24 e 29.

Reprodução de nota do Enem em que estudante diz ter tirado nota mil na redação do Enem 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)
Reprodução de nota do Enem em que estudante diz ter tirado nota mil na redação do Enem 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)

A jovem disse que iria ainda nesta quarta-feira (1º) ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para formalizar uma reclamação e tentar novamente uma vaga na UnB.

“Ao longo do ano eu tive tantas dificuldades, me empenhei e consegui uma nota que era pro meu sonho. Nunca imaginei que seria tão difícil assim”, afirmou.

Problemas na inscrição

Após estudantes reclamarem de instabildides no sistema do MEC, o governo havia ampliado o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A data limite para se inscrever no site, que antes era de 24 a 27 de janeiro, foi ampliado para o dia 29. O resultado da seleção, porém, foi mantido e divulgado na segunda-feira (30).

Mais acessados