Durante quatro dias, mostra exibe filmes longos, curtos e curtíssimos em sessões gratuitas no Cine Brasília. Das produções 94 brasileiras, 82 são inéditas no DF.
Na 9ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, 185 produções nacionais e internacionais serão exibidas entre esta quinta-feira (20) e domingo (23) no Cine Brasília, na 106 Sul. Na noite de abertura, a atração é o curta-metragem do diretor húngaro Kristóf Deák Mindenki, vencedor do Oscar 2017. A entrada é franca para todos os filmes.
Ao longo de oito edições, o festival exibiu cerca de 1.700 produções nacionais e internacionais e reuniu um público de 38 mil pessoas, segundo a organização. Neste ano, a mostra amplia as categorias e adere o nome Lobo Fest, em referência ao símbolo do festival – o lobo guará.
Além de quatro mostras não competitivas que fizeram parte de edições passadas, o festival criou outras cinco e mais uma competitva. Entre as tradicionais está “Narrativas Ousadas”, que aborda temáticas e representações eróticas, trashes e politicamente incorretas. Há também as de curtíssimos internacionais “Narrativas do Mundo” e “Animamundo” – esta exclusiva para animações.
A mostra “Curtas de Brasília” será exibida na sexta (21), quando a capital completa 57 anos. A categoria abre espaço para oito produções locais que refletem a vivência no DF – centro e entorno. Três dos curtas são inéditos: “Fantasma cidade fantasma”, “Quixote” e “A casa do príncipe perfeito” Das 94 produções brasileiras selecionadas para o festival, 82 nunca foram exibidas em Brasília.
Fora de competição
As categorias não competitivas criadas para a 9ª edição exibem somente filmes internacionais. A “New York portuguese short film festival” faz um recorte do novo cinema português e “Veias abertas” abre espaço para produções latino-americanas – desta vez serão dois longas colombianos.
“Do outro lado do espelho” exibe curtas franceses e argentinos dirigidos por mulheres que abordam questões do universo feminino. “Magia e encantamento” traz animações francesas para assistir em família.
A Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA), projeto criado em Belo Horizonte e considerado o segundo maior evento de animação do Brasil, exibe curtas-metragens internacionais de animação.
O Lobo Fest também fará exibições itinerantes no Núcleo Bandeirante, em Taguatinga, Sobradinho, Riacho Fundo e Lago Oeste em abril e em setembro. A programação completa, sinopses e a classificação indicativa dos filmes estão no site do festival.
Na disputa
As mostras competitivas incluem apenas produções curtíssimas nacionais. A tradicional “Nacional de curtíssimos” junta-se à recém-criada “Curtíssimos de animação brasileiros”, que incluiu as animações na disputa.
Os filmes também serão premiados nas categorias Originalidade, Animação e Júri Popular. Todos os cinco vencedores vão receber um troféu desenhado pelo artista plástico Miguel Simão e R$ 600.
Na sexta (21), quando também comemora-se o Dia de Tiradentes, estreia o longa brasileiro “Joaquim”, dirigido por Marcelo Gomes, que reconstrói a vida do inconfidente. O filme foi exibido na última edição do Festival de Cinema Internacional de Berlim (Berlinale).
Outra produção nacional inédita será exibida no sábado (22). O documentário brasiliense “Flor do moinho”, de Erika Bauer, conta a história da parteira Dona Flor, que vive no povoado de Moinho, próximo a Alto Paraíso, em Goiás.
Atividades
Durante os quatro dias de festival serão lançados os livros “O cinema como refúgio da escrita”, “Maldita animação brasileira” e “Catálogo do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos – 2008 2015”. Haverá bate-papos para discutir temas relacionados ao universo dos curtas-metragens, como produção, difusão, exibição e novas possibilidades de festivais.
Do lado de fora do cinema, na área verde, será montado um espaço de convivência e relaxamento com food trucks, DJs e feira sustentável com venda de cosméticos naturais, produtos do cerrado e objetos decorativos com materiais reciclados.
Para quem trabalha com audiovisual ou tem interesse pela área, o festival oferece duas sessões de oficina sobre correção de cor com o colorista Ely Silva nos dias 20 e 21. Vai ser no Sesc do Setor Comercial Sul, das 14h às 17h. As inscrições são feitas pelo site do Lobo Fest.