26.5 C
Brasília
quinta-feira, 28/11/24
HomeBrasíliaPrometido como 'novo point', GDF entrega Deck Sul com problemas de acesso

Prometido como ‘novo point’, GDF entrega Deck Sul com problemas de acesso

Autor de abaixo-assinado que pediu criação do parque afirma que local ficará isolado porque pessoas chegam ali apenas de carro. Novacap informou que há projetos de ciclovias, mas obra deve ser feita em etapas.

O governo do Distrito Federal inaugurou neste domingo (29) o Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’anna, à beira do Lago Paranoá. O local, também conhecido como Deck Sul, é um espaço de 80 mil metros quadrados com ciclovia, pista de corrida, brinquedos para crianças e quadras poliesportivas.

Para o advogado Ricardo Montalvão, que elaborou o abaixo assinado pedindo a criação do parque, a estrutura apresenta um problema de acessibilidade e isolamento.

“O projeto tem que contemplar o DF, mas hoje a gente não consegue chegar nem aos moradores do Plano Piloto, porque para chegar aqui, apenas de carro.”

Ainda segundo o advogado, com mil metros de pista seria possível pelo menos ligar com uma ciclovia a estação do metrô da Asa Sul ao parque.

Questionada, a Secretaria de Mobilidade não respondeu até a publicação desta reportagem sobre as possibilidades de expansão do transporte coletivo para a região.

Segundo o presidente da Novacap, Julio Menegotto, o governo tem projetos de ciclovia, mas essa é uma obra que deve ser feita em etapas.

“Já temos trajetos planejados, agora precisamos alocar recursos e começar essa ligação, mas é uma obra muito grande e tem que ser feita em etapas. ”

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que fará estudos no local para implementar adequações a pedestres e ciclistas. No parque, a entrada não possui faixa de pedestres e espaço para que as pessoas possam atravessar a pista.

As obras para construção do parque começaram em 2015 e custaram R$ 12 milhões. O nome do ponto foi uma homenagem ao engenheiro civil Cláudio Sant’anna, que chegou a Brasília em 1957 para trabalhar na construção da capital.

De acordo com a Novacap, o parque faz parte do projeto de recuperação da orla do lago e a previsão é receber 6 mil visitantes por semana.

Mais acessados