23.5 C
Brasília
quinta-feira, 28/11/24
HomeBrasíliaVacina contra gripe acaba em postos de saúde de 12 regiões do...

Vacina contra gripe acaba em postos de saúde de 12 regiões do DF

Secretaria de Saúde informou que não haverá reposição de estoques. Segundo pasta, há cerca de 30 mil vacinas restantes em todo Distrito Federal.

vacinacao4-andre-borges
Mulher recebe dose de vacina contra a gripe no Distrito Federal

Os estoques de vacina contra a gripe acabaram em postos de saúde de 12 regiões Distrito Federal e não haverá reposição, informou a Secretaria de Saúde.

Segundo a pasta, unidades em Planaltina, Samambaia, Mestre Darmas, Arapoangas, Asa Sul, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Parkway e Lago Sul estão “zeradas”. Moradores afirmam que, na Asa Norte, também não há mais vacinas disponíveis.

A imunização foi liberada para toda a população na última a segunda-feira (5) em razão da baixa procura dos grupos de risco. Nesta quarta (7), a pasta informou que havia cerca de 30 mil doses restantes em todo o DF.

Enfermeiro vacina mulher contra gripe em posto de saúde no Distrito Federal (Foto: André Borges/Divulgação)

Enfermeiro vacina mulher contra gripe em posto de saúde no Distrito Federal 

A campanha foi lançada em 17 de abril para crianças com entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mães há menos de 45 dias, profissionais de saúde, idosos, indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional, pacientes com doenças crônicas e professores.

Como estes grupos não antingiram a meta de imunização, a campanha – que deveria ter sido encerrada em 26 de maio – foi prorrogada duas vezes. Segundo último levantamento da Secretaria de Saúde, 83,4% do público-alvo haviam sido vacinados até o começo desta semana. O objetivo do governo era atingir 90%, o equivalente a 687.155

Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra, o baixo índice de mortes e contaminação pelo vírus é um fator que contribuiu para a baixa demanda pela vacina. Dados da secretaria mostram que, no ano passado, o vírus H1N1 causou 17 mortes no DF. Em 2017, foram registrados dois óbitos por contaminação pelo vírus H1N3.

Mais acessados