Atividades fazem parte do programa ‘Picasso Não Pichava’. Intenção é diminuir violência no DF, com incentivo a práticas culturais para jovens.
O governo do Distrito Federal abriu inscrições para jovens interessados em participar de oficinas gratuitas de DJ e cinema. As atividades gratuitas vão acontecer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Recanto das Emas, como parte do programa “Picasso não Pichava”. A inscrição vai até dia 23, no mesmo local.
O programa “Picasso não Pichava” existe há 17 anos, e busca prevenir a vulnerabilidade social e a violência em diversas regiões administrativas do DF. Para isso, os voluntários incentivam que jovens moradores das áreas de menor renda pratiquem esportes e atividades culturais.
As aulas vão acontecer às terças e quintas-feiras, durante três meses, com uma turma pela manhã e outra à tarde, e 30 vagas no total. Para a inscrição, o interessado precisa ter 13 anos ou mais, e preencher uma ficha no próprio CEU das Artes. Segundo os organizadores, não é necessário levar nenhum documento específico.
O programa tem outros núcleos que já funcionam em Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Itapoã, Samambaia e Planaltina. A secretaria informou que, até fevereiro de 2017, 480 alunos eram atendidos mensalmente pelo programa. Quem tiver interesse em participar deve procurar o núcleo mais próximo de casa para saber quais cursos estão sendo ministrados na unidade.
Caso haja alta demanda, terão prioridade os jovens em situação de vulnerabilidade social ou criminal e haverá possibilidade de abertura de novas turmas.
Atividades como oficinas de contação de histórias, dança, arte-educação e confecção de cenários, fantoches e figurino são algumas das práticas oferecidas pelos núcleos. Ginástica, alongamento e formação de grupos de corrida e caminhada também serão formados pelos participantes.