20.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/11/24
HomeBrasíliaParentes e colaboradores de distritais têm crachás restritos da CLDF

Parentes e colaboradores de distritais têm crachás restritos da CLDF

Distritais chancelaram acesso a dependências e documentos da Casa a apoiadores, lideranças e até a mães, cônjuges e filhos. MPs investigam

Sessenta e três pessoas sem qualquer tipo de vínculo com o Poder Legislativo receberam autorização de deputados distritais em 2017 para circular livremente pelas dependências da Câmara Legislativa, ter acesso a documentos restritos e, em alguns casos, até estacionar na garagem privativa e dar “expediente” em gabinetes parlamentares.

Na lista dos que ganharam passe livre dos deputados – à qual o Metrópolesteve acesso com exclusividade –, há lideranças partidárias e comunitárias, prestadores de serviços e apoiadores. No entanto, o que mais chama atenção é o número de parentes de distritais na relação dos credenciados: são pelo menos 14, incluindo mães, cônjuges e filhos de deputados.

Após pressão dos ministérios públicos locais de Contas (MPC) e do Trabalho (MPT), a Presidência da Câmara informou aos órgãos de fiscalização que só neste ano, até 21 de julho, 63 pessoas tiveram o acesso especial chancelado por 19 parlamentares. Desse total, 10 já estão com os cadastros expirados e devolveram ou precisam devolver os crachás fornecidos pelo Legislativo. Dos 53 com credenciamento ativo, ao menos 14 têm algum grau de parentesco com os deputados que solicitaram sua inclusão na listagem de “autorizados” ou “credenciados”.

Confira a lista completa:

 

Mais acessados