29.5 C
Brasília
sábado, 11/01/25
HomeMundoAtingida por inundações, Houston decreta evacuação parcial

Atingida por inundações, Houston decreta evacuação parcial

Em Fort Bend, a 55 quilômetros da capital do Texas, as autoridades ordenaram que mais de 50 mil pessoas deixassem as casas

Moradores atravessam um viaduto com seus pertences após evacuarem suas casas em decorrências das inundações provocadas pela passagem do furacão Harvey em Houston, no estado americano do Texas - 27/08/2017 (Brendan Smialowski/AFP)
Moradores atravessam um viaduto com seus pertences após evacuarem suas casas em decorrências das inundações provocadas pela passagem do furacão Harvey em Houston, no estado americano do Texas – 27/08/2017 (Brendan Smialowski/AFP)

A tempestade tropical Harvey deve levar mais chuva a Houston nesta segunda-feira (28) e agravar as inundações que paralisaram a quarta maior cidade dos Estados Unidos. Nos últimos dias, milhares de pessoas foram obrigadas a sair de casa por causa das cheias dos rios.

O Harvey, o furacão mais forte a atingir o Texas em mais de 50 anos, chegou ao território no final de sexta-feira e deixou ao menos duas pessoas mortas. Desde então ele permaneceu nos arredores do litoral do Golfo do México. A previsão é de que continue estacionado nos próximos dias, alagando áreas com o volume equivalente a um ano de chuvas em apenas uma seman

Na parte mais baixa da cidade, como dezenas de ruas viraram canais de rios, escolas, aeroportos e edifícios de escritórios da cidade receberam ordens para ficarem fechadas nesta segunda-feira

Chuvas torrenciais também atingiram áreas a mais de 240 quilômetros de distância, avolumando rios correnteza acima e provocando uma elevação das águas que seguia para a área de Houston.

Em Fort Bend, a 55 quilômetros da capital do Texas, as autoridades ordenaram que mais de 50 mil pessoas deixassem as casas. O rio que banha a região, o Brazos, deve atingir durante a semana uma altura de 18 metros, cinco acima do nível máximo no período de chuva

“O que estamos vendo é a inundação mais devastadora na história registrada de Houston”, afirmou Steve Bowen, meteorologista-chefe da empresa de seguros Aon Benfield.

A precipitação total pode chegar a 127 centímetros em algumas áreas costeiras do Texas até o final da semana, o que representa o volume médio de chuvas chuvas de um ano inteiro.

O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja ir ao Texas na terça-feira para avaliar os danos da tempestade, anunciou uma porta-voz da Casa Branca no domingo.

Mais acessados