Musicista vai tocar ópera ‘A flauta mágica’ e duas composições do mexicano José Elizondo. Orquestra fará outras três apresentações até 28 de novembro.
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro convida a flautista turca Sefika Kutluer para tocar a ópera “A flauta mágica”, de Mozart, em uma apresentação única nesta terça-feira (7) no Cine Brasília. Ao longo de novembro, a orquestra fará outros três espetáculos, sempre às 20h. A entrada é gratuita em todos os dias.
A apresentação desta terça é inspirada na história da ópera, que conta o caso de uma princesa em perigo que precisa ser salva por um príncipe por meio de uma flauta mágica – quem faz este papel é Sefika. A narrativa esconde símbolos da maçonaria, instituição da qual o compositor austríaco fazia parte.
A flautista turca também vai tocar as peças “Minueto de Sefika” e “Outuno em Buenos Aires”, criadas pelo compositor mexicano José Elizondo para o disco da musicista “Sefika Kuluer: Latin Romance”.
Apresentações
A orquestra sinfônica regida pelo maestro Cláudio Cohen, também se apresenta com outros temas até o dia 28 de novembro, sempre às terças-feiras.
No dia 14 de novembro, o espetáculo será em parceria com o projeto cultural “Música na estrada”, que valoriza a música do Norte do Brasil. O maestro paraense Miguel Campos Neto é quem vai comandar a orquestra.
No dia 21, o espetáculo será conduzido pelo compositor alemão Matthias Manasi. Fazem parte do programa o “Concerto para violino Opus 35”, de Erich Wolfgang Korngold, e a “Sinfonia nº 1 Opus 39, de Jean Sibelius”.
No dia 28 de novembro, o Cine Brasília vai receber o Festival Brahms, em que serão tocadas duas obras do compositor alemão Johannes Brahms: “Sinfonia nº 4 Opus 98” e “Abertura do Festival Acadêmico”. O maestro Cohen subirá ao palco novamente para coordenar a apresentação.